quinta-feira, 13 de julho de 2017

Sai, finalmente, Blues The Backseat Music


Em trinta anos de sua existência no Brasil, o Blues criou um circuito próprio. 
Se nos anos 80 ganhou as graças da imprensa, televisão, rádios, o que alavancou a carreira dos pioneiros Celso Blues Boy, André Christovam e Blues Etílicos, nos dias de hoje é totalmente underground, longe dos esquemas de mídia.
Dito isso, é fácil afirmar que cada região do Brasil tem uma cena blueseira que se auto-sustenta. Pequenas, é certo, mas elas existem. 
E assim como todos os artistas que tocam blues nos dias atuais, que eu, como produtor, também tenho de matar um leão por dia. 
Tento me inserir no circuito nacional blueseiro, e com isso, produzi com pouca grana mais de 100 shows de blues e jazz nacionais e internacionais com a pequena Mannish Boy Produções Artísticas. 
Foi assim que juntei material para publicar esse livro.
A ideia nasceu no começo dos anos 90, quando, ainda colecionador de discos e aspirante a jornalista, sonhava em dedicar “todo” um livro ao estilo musical que é minha paixão. 
Nessa época a bibliografia nacional sobre o assunto contava com um par de coletâneas que não estão mais em catálogo e na época não faziam jus à importância da música centenária vinda dos cafundós do Mississippi.
A obra começou a tomar forma quando passei a viajar com os artistas e perceber que podia extrair informações exclusivas deles. 
O “formato entrevista” foi o escolhido. A intenção era colocar a história na boca dos protagonistas. Quem melhor do que os próprios músicos para contar suas alegrias e desventuras?
Após peregrinar pelo país atrás de alguma editora que se interessasse por essa história nada comercial, ironicamente encontrei acolhida aqui em casa, na editora santista Ateliê de Palavras.
O primeiro volume de meu livro, publicado graças às pessoas que contribuíram vi crowdfunding, Blues – The Backseat Music, será lançado no sábado, dia 29 de julho, no Santos Jazz Festival. 
Espero todos pra trocar umas ideias. Abraços.

A vida na estrada:

Com Celso Blues Boy

Com Jefferson Gonçalves

Com John Paul Hammond 

Com Lazy Lester

Com Nuno Mindelis

Com Popa Chubby

Com Trombone Shorty

3 comentários:

  1. Olá Eugenio Martins, quero encomendar um livro, como faço?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de comprar um tb. Como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo interesse. Me mande o teu nome completo e endereço pra eu calcular o frete no Correio e eu te mando. Manda as informações para contato.mannishboy@gmail

      Excluir