Randy Brecker no Bourbon Street Music Club
Texto e fotos: Eugênio Martins Júnior
Nas minhas andanças tenho procurado assistir aos shows dos ídolos do jazz da juventude. O trompetista Randy Brecker é mais um de uma extensa lista que inclui Nina Simone, Wayne Shorter, Herbie Hancock, George Benson, Al Jarreau, Marcus Miller, Billy Cobham, Jean Luc Ponty, Mike Stern, Wynton Marsalis e Stanley Jordan. A lista de shows é extensa, entre blues e jazz internacional, assisti mais de 200.
Tive o privilégio de assistir o Randy em duas ocasiões, no Rio das Ostras Jazz e Blues, em 2014, e recentemente no Bourbon Street Music Club, em junho de 2025, onde essa entrevista foi realizada.
Sem exagerar, a carreira jazzística de Randy Brecker é uma das mais prolíficas e marcantes dos últimos 50 anos. Com seu irmão, o saxofonista Michael Brecker, fundou grupos importantes e inovadores, Dreams e The Brecker Brothers.
Os álbuns do Dreams, que trazem a mistura de soul, jazz e rock com cara da época, começo dos anos 70, são disputados a tapa pelos colecionadores.
Como Brecker Brothers expandiram as margens do fusion em direção ao funk com o disco homônimo de 1974, estourando os tímpanos da molecada com Some Skunk Funk, Squids, If Wanna Boogie, Slick Stuff, a lista é longa.
Após dez anos tocando ideias e composições Randy e Michael chegaram a uma bifurcação artística e tomaram rumos distintos.
E mais uma vez a criatividades de ambos se mostrou prolífica. Enquanto Michael tocou e gravou com Frank Zappa, Lou Reed, Parliament Funkadelic, Aerosmith, Steely Dan, Bruce Springsteen, Randy destruía em gravações de Horace Silver, Jaco Pastorius, Billy Cobham, Charles Mingus, Blood Sweet and Tears.
Randy casou-se com Eliane Elias, pianista de jazz paulistana radicada em New York e tornou-se fã da música brasileira, gravando e tocando por aqui por anos. Seu disco Into the Sun (1997) recebeu um Grammy na categoria de Melhor Performance de Jazz Contemporâneo. Já Randy in Brazil (2008), gravado em São Paulo, com Teco Cardoso, André Mehmari, Ricardo Silveira e Robertinho Silva e produção de Ruriá Duprat, venceu na categoria de Melhor Álbum de Jazz Contemporâneo.
Em 2023 gravou Randy Brecker Live in Amazonas com a Amazonas Band regida pelo maestro Rui Carvalho mais convidados: Aldenor Honorato (guitarra), Jonilson “La Bamba” Reis (piano), Sérvio Túlio Guimarães (baixo), Airton Silva (bateria) e Knison Ribeiro (percussão).
O show de São Paulo teve ainda uma atração extra, a participação de saxofonista Ada Rovatti, companheira de Randy nos discos e na vida, pela primeira vez tocando no Brasil, e o Leo Susi Trio com o próprio na bateria, Adriano Magoo (teclados), Carlinhos Noronha (contrabaixo) e o convidado Marco Bosco na percussão.
Na hora e meia de show no Bourbon Street a banda esculachou com Asa, composição do Leo Susi, com direito a solo monstrão do Marco Bosco. Do Randy, First Tune of the Set, Some Skunk Funk, Ghost Stories, Shanghigh e The Dipshit, devidamente dedicada a Donald Tramp. (sim, você leu Tramp).
Randy e Ada Rovatti
Eugênio Martins Júnior – Como foi a tua infância musical?
Randy Brecker – Havia muita música na minha família. Meu pai era pianista e meu avô era cantor de valdeville. Meu tio era diretor artístico de um grande e famoso ginásio de shows chamado Roseland. Um primo de minha mãe foi produtor musical de muitos filmes famosos. E minha mãe por sua vez era artista plástica, ela pintava. E hoje uma de minhas filhas toca saxofone e a outra canta.
EM - Você e seu irmão tocaram juntos por muito tempo e depois se separaram. O que aconteceu?
RB – Tocamos juntos por 10 anos. E especialmente Mike não tocou com mais ninguém. Nosso contrato de gravação havia acabado e resolvemos dar um tempo. Investimos em nosso trabalho solo até recebermos o convite da gravadora GRP para nos juntarmos novamente.
EM – Vocês vêm de um local importante para o jazz. De lá saíram John Coltrane, McCoy Tyner, Stanley Clarke, Benny Golson, Lee Morgan e outros. O quanto o ambiente influenciou os irmãos Brecker. Ou isso não existiu?
RB – Com certeza. Como disse, meu pai era advogado, mas também era músico e ele me levou em todos os clubes onde esses músicos estavam tocando. Ele me colocou no céu. Assisti Dizzy Gillespie, muita gente. Lembro do Dizzy porque era o maior de todos. Realmente havia muitos clubes com grandes músicos. Quando comecei a dirigir fui atrás de aulas de música e comecei a fazer shows com meus ídolos Jimmy Heath. Conheci todos os irmãos Heath*. Cresci cercado de jazz. Tive aulas com o mesmo professor que havia ensinado o grande Lee Morgan.
EM - O jazz já completou 100 anos. Você fez a fusão com o funk. Hoje os músicos estão fazendo a fusão com o rap. Você acompanha esse movimento?
RB – Gosto dos ritmos do hip hop, mas não das letras. Mas entendo os significados delas. Muita gente gosta, mas para mim é difícil. Gosto de ver músicos se apresentando ao vivo e não máquinas.
EM – Você tem uma ligação com a música brasileira. Gravando e tocando em festivais. Gravou recentemente o Live in Amazonas. Gostaria que falasse sobre isso.
RB – A primeira vez que ouvi falar em música brasileira estava no ensino médio. Ouvi no rádio uma entrevista do Herbie Mann que havia acabado de voltar do Brasil. Ele dizia que a música era espetacular. Logo depois disso tive contato com o famoso disco de Stan Getz, e achei que ali havia grandes temas e me apaixonei na hora. A primeira vez que vim ao Brasil foi em 1999 com a Mingus Dinasty, mas fiquei no Rio duas semanas extas após as apresentações. Conheci o Márcio Montarroyos e Ricardo Silveira. Foi quando ouvi Elis Regina e a achei incrível. Fui casado por um tempo com a brasileira Eliane Elias e adorava vira aqui para tocar. Ganhei dois prêmios Grammy com discos com as minhas impressões sobre a música brasileira. Um se chama Into The Sun, de 1997, e o outro Randy in Brasil, de 1990, quando conheci o Marco Bosco. Esse disco fez muito sucesso.
Randy, Ada, Marco Bosco e Leo Susi Trio
EM – Depois de todo esse tempo conhecendo o Brasil, o que mais te encanta e o que mais te desencanta no país?
RB – (risos) Acho que o trânsito. Mas eu gosto de tudo, da comida, da música, das pessoas. As pessoas são espertas, bonitas. E todos gostam da música brasileira.
EM – Quarta-feira e sábado são dias de feijoada e eu comi uma hoje. Você gosta de feijoada?
RB – Sim, claro. Quem não gosta? Houve uma época em que era viciado, mas a idade não permite mais.
* The Heath Brothers: Uma instituição musical da Filadélfia, composta pelos irmãos Jimmy Heath (saxofone tenor), Percy Heath (baixo) e Albert "Tootie" Heath (bateria). Eles foram incrivelmente influentes e colaboraram com muitos grandes nomes do jazz.
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