sábado, 12 de janeiro de 2013

Morre Claude Nobs, o fundador e diretor do Montreux Jazz Festival


Um dos ícones da produção mundial de shows morreu nesta quinta-feira, dia 10, o sonhador que fundou e dirigiu o Festival de Jazz de Montreux, Claude Nobs.
Nobs, 76 anos, estava em coma há dezessete dias, internado no Hospital Universitário de Lausanne, na Suíça, desde um acidente em uma estação de esqui perto da sua cãs em Montreux.
A primeira edição do festival foi em 1967 e teve duração de três dias e contou com a participação de músicos de jazz como Keith Jarret, Jack DeJonette, Bill Evans, Nina Simone, Jan Garbarek e Ella Fitzgerald
O festival de Montreux também foi um dos eventos responsáveis por colocar a música brasileira no mapa internacional. Elis Regina, Gilberto Gil, Gal Costa, Pepeu Gomes, A Cor do Som, Hermeto Pascoal, Ney Matogrosso, Milton Nascimento e o melhor da música nacional passaram por lá. 
Inicialmente, era reservado exclusivamente a artistas do jazz, mas a partir dos anos 1970 foi abrindo suas portas a outros estilos e recebeu músicos consagrados como Frank Zappa, Deep Purple, Prince e Pink Floyd.
A organização do festival, que já anunciou que o diretor-geral, Mathieu Jaton, assumirá todas as funções de Nobs, assegurou que seguirá produzindo o evento com o mesmo espírito de sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário