quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Morre Ann Rabson, fundadora do Saffire—The Uppity Blues Women

 
O presidente da Alligator Records de Chicago, Bruce Iglauer, postou hoje um comunicado em seu Facebook lamentando a morte da pianista Ann Rabson.
A artista, que também é guitarrista e cantora, faz parte do grupo Saffire—The Uppity Blues Women, um dos grupos femininos mais importantes da cena blueseira e parte do cast da Alligator desde os anos 80.
Além de lamentar a morte da artista, Iglauer ressaltou o caráter de Rabson: “É com tristeza que anuncio a morte esta manhã do nossa querida amiga Ann Rabson, uma cantora de blues extraordinária, pianista e guitarrista e uma pessoa maravilhosa, inteligente e engraçada. Como membro fundadora da Saffire-As mulheres Uppity Blues e solo, ela trouxe seu talento, inteligência e amor intenso à tradição do blues para cada peça de música que  tocou e cantou. Em toda a sua vida, Ann nunca dedicou menos de  100% de compromisso. Ela foi uma amiga leal, uma parceira amorosa ao seu marido George, e uma mulher inesquecível. Fomos abençoados em tê-la conhecido”.
Saffire foi fundado em Wasshington D.C. em 1987 por Ann Rabson (piano, vocal e guitarra), Gaye Adegbalola (vocal e guitarra) e Earlene Lewis. Em 1992, Lewis foi substituida por Andra Faye (vocal, baixo, bandolin, violino e guitarra).
Alternando blues tradicionais com temas bem humorados e até feministas, - Do Your Duty, You Got to Know Him e Don't You Tell Me - Saffire foi inspirado em algumas lendas femininas do blues, como Big Mama Thorton, Ida Cox e Koko Taylor.
Foi a primeira banda acústica a assinar com a Alligator Records. Em 2009 anunciaram a separação amigável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário