quinta-feira, 16 de novembro de 2023

O 7º Simpósio Nacional do Samba de Santos acontece em dezembro

 O evento dedicado à memória do samba ocupa a cidade de 1 a 9 de dezembro com rodas de samba, mesas de debate e exposição! Tudo grátis.

Samba da Vela (Fonte: Nego Júnior)

O ritmo que é a identidade do povo brasileiro toma conta de Santos no próximo mês, quando se celebra o Dia Nacional do Samba, em 2 de dezembro. 
Entre 1 e 9 de dezembro a própria cidade será o palco d o evento que reunirá grandes nomes da música em uma programação voltada à preservação, memória e difusão das vertentes do ritmo centenário. 
Serão cinco mesas temáticas de debate, exposição e seis rodas de samba espalhadas em mais de dez diferentes pontos da cidade, que prometem aquilo que a música sabe fazer de melhor: levar arte de qualidade e alegria com acesso livre para todos.
Entre grandes nomes nacionais confirmados estão Nei Lopes, Douglas Germano e Moacyr Luz, que há anos comanda o sucesso do Samba do Trabalhador no Rio de Janeiro. 
A abertura oficial será realizada no dia 1, a partir das 19h, na quadra da União Imperial com a presença do jornalista e historiador J. Muniz Jr, 89 anos, que em 1966 idealizou o evento. 
O primeiro dia terá, após a solenidade, show de Nei Lopes com a Velha Guarda da União Imperial e a Bateria Balanço Verde e Rosa. "O simpósio de Santos teve a finalidade de exaltar o samba como música e coreografia, propor medidas em defesa dos interesses das escolas de samba, bem como a sua organização artística e social e do seu nível cultural”, detalha J. Muniz Jr.
A última edição nacional havia sido realizada em 1982 na cidade de São Paulo. Em 2022 três apaixonados pelo samba tiveram a ideia de retomar o evento e trazer para sua cidade de origem: a produtora musical Nanne Bonny, o músico Mano Jotta e o compositor e sambista Rubens Gordinho. 
No ano passado o evento retornou a Santos numa parceria com o Laboratório de Musicologia da USP, reunindo bambas de sete estados brasileiros, em atividades com enfoque em analisar o presente local e a valorização do samba enquanto patrimônio imaterial da humanidade, como também mapear, registrar e arquivar a história do samba, seus festejos carnavalescos e seus protagonistas.

Moacyr Luz (Foto: Divulgação)

A temática deste ano será A memória está no corpo. “Com a escolha deste tema procuramos explorar o samba como prática cultural que se preserva pulsando no fio da história em gestos, sons, cantos, roupas. Se por um lado o samba, uma cultura negra, sofreu um processo de marginalização e violências, por outro, ele resistiu e celebrou a vida. Por isso, nesta edição, olhamos para o samba não só como um ritmo, mas como uma forma de viver no mundo”, detalha a produtora Nanne Bonny.
O 7 º Simpósio Nacional do Samba tem chancela da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, tendo sido contemplado no Proac. Apoio: Prefeitura de Santos, Sesc-Santos, Lamus – USP, Unifesp, Parque Balneário Hotel, projeto Memórias do Samba Santista e Instituto Histórico e Geográfico de Santos.

O link da programação das mesas de debate esá em:@simposiodosamba 

Segue a programação:

Dia 1 (sexta-feira)
19h – Mesa de Abertura Solene
21h30 – Roda de Samba com Nei Lopes, Velha Guarda da União Imperial e a Bateria Balanço Verde e Rosa
Local: Quadra da União Imperial

Dia 2 (sábado)
06h – Alvorada do Samba e Exposição “60 anos de Dia do Samba”
Local: Quilombo do Pai Felipe

13h – Roda de Samba com Samba da Mangueira e Convidados, Memórias do Samba Santista e Macaco Velho.
Local: Lagoa da Saudade

Dia 3 (domingo)
17h – Roda de Samba com Samba de Terreiro de Mauá, Bateria Ritmo Perfeito da Unidos da Zona
Noroeste e Samba da Vela.
Local: Quadra da Unidos da Zona Noroeste

Dia 7 (quinta-feira)
21h30 – Roda de Samba com Moacyr Luz, Macaco Velho e Velha Guarda da X-9;
Local: Quadra da X-9

Dia 8 (sexta-feira)
18h – Roda de Samba com Lazir do Jongo da Serrinha, Coletivo Ojú Obá e Bateria Mocidade Independente de Padre Paulo.
Local: Quadra da Mocidade Independente de Padre Paulo

Dia 9 (sábado)
A partir das 15h – Roda de Samba com Ouro Verde, Sandrinha da X-9 e Douglas Germano.
Local: palco do projeto cultural Chorinho no Aquário Ponta da Praia

Nenhum comentário:

Postar um comentário