sábado, 25 de setembro de 2021

3 Hours Past Midnight – 1986 - Johnny Guitar Watson


Nascido em Houston, uma das cidades lendárias para o blues texano, Johnny “Guitar” Watson foi encorajado pelo pai a aprender piano e guitarra e também teve o apoio de seu avô, um pregador, que lhe deu sua primeira guitarra.
O garoro cresceu vendo e ouvindo Lightnin’ Hopkins, T Bone Walker e Clarence “Gatemouth” Brown nos clubes da Dowling Street em Houston. Baitas influências.
Mas foi em Los Angeles que começou sua carreira na banda de Chuck Higgins, quando cantou Motor Head Baby pela primeira vez e que viraria sua marca registrada por anos. 
Essa coletânea de 1986 traz os principais temas gravados por Johnny no começo de carreira. É uma verdadeira viagem no tempo.    
Muito antes de enveredar pelo funk nos anos 70, Johnny Guitar Watson foi um dos grandes cantores de blues e rock and roll típicos dos anos 50. Aqueles cheios de metais com base hipnótica, contrapondo-se a sua voz rouca e toque personalíssimo, quase espancando a guitarra. 
Em 3 Hours Past Midnigth há temas captados pelos Bihari brothers nos anos 50, Hot Little Mama é um blues cheio de suingue e malícia, pronta pra esfregar os quadris gostoso. Foi a primeira gravação de Johnny para o selo Modern em 1955.
A energética Ruben, com seu riff matador,  vem em seguida com Johnny solando e espancando a guitarra, se isso não é selvagem, não seio que é. 
I Love to Love You é outra pra dançar juntinho com seu amor e aproveitar e falar coisas indecentes no seu ouvido. Um pouco mais lenta do que Hot Little Mama, mas que serve ao mesmo propósito. E diferentes de Someone Cares For Me e Those Lonely Lonely Nights  típico tema romântico.
Os solos de Oh Baby nos mostram o que é a verdadeira guitarra blues, suja e chorona, contrapondo-se a voz arrastada de Johnny. 
The Bear, um rock west coast com os coros Uh, Uh, Uh, Uh e solo de saxofone, precede a música mais deliciosa do disco, One More Kiss. Clássica por natureza, umas das músicas mais bem construidas e sacanas do cara. Quando ele pede o último beijo antes de pegar estrada, ele não está pedindo só um beijo, sacou? As duas foram gravadas em 1959 pelo selo Class. 
Love Me Baby te remete às espeluncas onde os caras tocavam para o pessoal dançar de verdade, mais uma daquelas feitas num compasso ótimo para chacoalhar os quadris all night long.  
O CD fecha com a faixa título, Three Hours Past Midinight, um verdadeiro slow blues daqueles que fazem a gente viajar ao coração do blues. Com Johnny Guitar Watson explorando os acordes da sua guitarra, piano e mais uma vez, a marcação dos metais se arrastando música a dentro.     
Uma curiosidade sobre Ruben e Sameone Who Cares For Me é que em ambas foram usadas a técnica de overdub no piano e na guitarra tocados por Johnny. Novidade que estava sendo testada pela gravadora Modern, onde as músicas foram gravadas. 

Músicas:
1 – Hot Little Mama
2 – Ruben
3 – I Love to Love You
4 – Sameone Cares for Me
5 – Too Tired
6 – Oh Baby
7 – The Bear
8 – One More Kiss
9 – Those Lonely Lonely Nights
10 – She Moves Me
11 – Give a Little
12 – Ain’t Gonna Hush
13 – Motor Head Baby
14 – I’m Gonna Hit That Highway
15 – Love Me Baby
16 – Three Hours Past Midnight

Nenhum comentário:

Postar um comentário