quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Morreu Zé Pretim, ícone do blues sul-matogrossense

Zé Pretim em ação - Foto Amélio Vinícius

Zé Pretim, considerado um dos principais nomes do blues sul-matogrossense morreu sozinho em sua casa no bairro São Jorge da Lagoa. Ele foi encontrado pelos vizinhos que desconfiaram do seu sumiço. 
Segundo a síndica Karla Ariano Aquino, foi o seu esposo que entrou no apartamento do cantor pela janela e o encontrou de bruços na cama, após dois dias sem conseguirem contato com o cantor. "Tentamos acordá-lo, mas percebemos que ele estava sem vida", afirmou. Em seguida, vizinhas chamaram a polícia. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) esteve no local e confirmou a morte do cantor.
José Geraldo Rodrigues construiu sua carreira totalmente fora da corrente principal da música. Nascido em Inhapim, nas Minas Gerais, em 16 de maio de 1954, aprendeu a tocar violão por conta própria influenciado pela música regional. 
Conta a lenda que para convencer os pais de que tinha futuro na música, Zé começou a se apresentar tocando sertanejo raiz, mantendo sua influência caipira.
Mudou-se para Campo Grande no começo da década de 70 e ganhou certa notoriedade tocando em bandas locais. Mas foi na década de 80 que começou a ganhar notoriedade como artista solo, justamente por seu jeito de misturar suas influências sestanejas e blueseiras. 
O reconhecimento o levo8u a ser destaque no Jô Soares em 2006 sob a alcunha de “bluesman pantaneiro”. Em 2017 foi mais uma vez destaque nacional ao apresentar a sua versão blueseira de Asa Branca no do programa de calouros de Raul Gil.
Em março deste ano, o guitarrista comemorou, aos 66 anos, ter tomado a primeira dose da vacina contra a covid-19 e incentivou amigos nas redes sociais. “Foi fácil, foi rápido, não doeu, no final nem acreditei que era assim tão simples”, comemorou o músico naquele mês. (Fonte: Campo Grande News).


Nenhum comentário:

Postar um comentário