domingo, 6 de janeiro de 2019

O universo de Raul de Souzabone


No apagar das luzes de 2018, eis que o Selo Sesc lança mais  um petardo musical, o CD Blues Voyage, do verdadeiro mito do trombone, Raul de Souza.
O Sesc já havia elaborado um box de luxo com o trabalho de Raul em 2012 com um DVD contendo um show com as participações de Altamiro Carrilho, João Donato e Hector Costita + o CD Voilà. Já que não falei deles na época, vou aproveitar pra falar agora. 
O Universo Musical de Raul de Souza, como já dito, traz um showzaço de Raul gravado em 11 de novembro de 2011 no Sesc Vila Mariana com uma banda composta por músicos que estão construindo fama no mundo jazzístico no brasa e na gringa: Fabio Torres (piano), Mário Conde (guitarra e cavaquinho), Glauco Solter (baixo) e Serginho Machado (bateria). 
Hector Costita participa em Ela é Carioca (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e em À Vontade Mesmo (Raul de Souza). João Donato entra em À La Donato e Bossa Eterna (ambas de Raul), e o padrinho Altamiro Carrilho dá o ar da genialidade em Vou Vivendo (Pixinguinha e Benedito Lacerda) e em Urubu Rei (Altamiro Carrilho). Em Funky Man (Raul de Souza), todos se juntam, terminando a gig em alto astral e bom som. Um deleite ouvir Altamiro Carrilho improvisando em cima do tema. 
O DVD ainda vem com os extras muito legais, entre eles, um bate papo entre Raul, Carrilho, Costita e Donato e suas histórias da longa estrada. E também uma demostração do que é o Souzabone, instrumento desenvolvido por Raul e a história de como começou sua paixão pelo trombone.
Voilà traz nove temas gravados em 2010 no estúdio Gramofone Musical de Curitiba, com Raul De Souza, Glauco Solter (baixo) Mário Conde (guitarras), Jefferson Sabbag (piano e teclados), Endrigo Bettega (bateria e percussão) e as convidadas Maria Ester M. Brandão Watanabe (Viola e guitarra) e Maria Alice Moreira Brandão (violoncelo).   
A caixa de luxo ainda tem as liner notes escritas por Ruy Castro e Roberto Mugiatti.
Apesar de ter sido lançado em 2012 o CD/DVD O Universo Musical de Raul de Souza ainda permanece em catálogo.
Blue Voyage e uma viagem musical. E se você continuar a ler isso após esse trocadilho horrível é por que gosta mesmo de Raul. E não vai se arrepender ao apertar o play.
O CD vem com oito temas dichavados em quarenta e dois minutos gravados na França, com um time de bambas comemorando 65 anos de carreira e 85 de idade de Raul: além do trombonista, o time conta com o fiel Glauco Solter (baixo), Mauro Martins (bateria), Leo Montana (piano), Alex Correa (piano). 
Já há muitos anos morando no exterior, Raul assimilou o jazz, misturando-o com o samba e a gafieira criando linguagem musical única, onde diversos sotaques musicais se encontram. 
Blue Voyage foi gravado ao vivo em março de 2017 na sala Maison des Artistes, na cidade de Chamonix (França), que recebe reverência em Bolero à Chamonix. O samba jazz predomina desde a abertura, com Vila Mariana, até a faixa que encerra, Night in Bangalore. Mas o bolero aparece em St Martin e Primavera em Paris lembra uma modinha nostálgica. Em todos os temas o destaque vai para os pianistas que costuram a obra do começo ao fim com plena liberdade de ação. Leo Montana e Alex Correa estão brilhantes. E Raul também brilha tocando sax na faixa To My Brother Sonny, que, como entrega o nome, é em homenagem ao saxofonista Sonny Rollins, com quem Raul tocou em tempos idos.
Lembrando que Raul de Souza nasceu em Bangu, no Rio de Janeiro, onde começou a tocar trombone na banda da fábrica de tecidos da cidade. Passou a tuar na gafieiras e adotou o nome artístico de Rauzinho dado nada mais nada menos por Ary Barroso. Tocou na banda da Força Aéraa entre 1959 e 1963 e logo partiu em turnê com Sérgio Mendes  pelos states. 
Gravou seu primeiro disco la na gringa, À Vontade Mesmo, em 1965, e nunca mais parou. Tocou com feras do jazz, Sonny Rollins, Freddie Hubbard, George Duke, Chick Corea, Jimmy Smith e outros. Há décadas é considerado um dos maiores trombonistas do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário