domingo, 9 de novembro de 2014

Começam os diálogos de mais um CulturalMente Santista


Começa nessa quarta-feira, dia 12, em Santos o fórum CulturalMente Santista – Diálogos Culturais, cuja função é contribuir com a formação de público para a produção artística da região, disseminar a discussão entre os artistas, produtores culturais e jornalistas do ramo junto à sociedade e fazer um mapeamento dessa produção e o legado que pode ser deixado por ela.
Esse ano o evento chega à terceira edição e acontece entre 12 e 22 de novembro, em sete espaços públicos e privados.
A programação terá 14 bate-papos que reunirão mais de 50 artistas e produtores. Além disso, ocorrerão intervenções artísticas e a exposição “Viva Santos”, do artista plástico Waldemar Lopes. Toda a programação é gratuita.
O evento, que em suas duas primeiras edições ocorreu entre o fim de março e começo de abril, foi transferido para novembro em virtude do calendário atípico por conta da Copa e outros projetos realizados na cidade. “É bem provável que mantenhamos assim, já que, por ser fim de ano, conseguimos ter uma visão mais ampla do que foi a temporada cultural da região, fazendo essa reflexão e partindo para o que será realizado no ano seguinte”, explica André Azenha, idealizador e coordenador do CulturalMente Santista.
Pela primeira vez, a abertura acontece num teatro, o do Sesc, instituição co-realizadora do evento, em 12 de novembro, uma quarta-feira, a partir das 20h30, com o encontro de dois projetos que resultaram de trabalhos de formação artística para jovens: a Banda Querô, do Instituto Arte no Dique, e o Broadway Voices. Cada grupo fará um pocket-show e depois os dois elencos participarão de um bate-papo que abordará o processo de desenvolvimento artístico.
Novidades - Os jovens artistas não serão destaque apenas na abertura. Nessa terceira edição, o CulturalMente Santista realizará um encontro voltado exclusivamente á apresentação de trabalhos de pessoas com menos de 21 anos. Os interessados em divulgar seus trabalhos voluntariamente poderão enviar minicurrículo e imagens em foto ou em links do YouTube de suas obras até o dia 12 de novembro para o email culturalmentesantista@gmail.come esperar resposta de confirmação se foram selecionados. Os escolhidos poderão falar em até 10 minutos sobre seus trabalhos, no sábado, 15 de novembro, a partir das 15h, na Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes.
O evento também dá um novo passo: o intercâmbio de informações e expertises entre profissionais da Baixada e de São Paulo. No sábado, 15 de novembro, 17h, no Ao Café, acontece a mesa Literariamente Santista. Entre os convidados, Eduardo Lacerda, diretor da Patuá, editora independente que tem publicado autores santistas – como seus colegas de mesa, os escritores Flávio Viegas Amoreira e Manoel Herzog - finalista do Prêmio Jabuti, o principal da literatura no país. No dia seguinte, no Sesc, a produtora paulistana Ana Duval falará sobre as leis de incentivo.
 A programação ainda terá encontros que abordarão o teatro; o audiovisual (bate-papo que acontece no Instituto Arte no Dique com exibição de curtas); os blogs culturais; os coletivos; as organizações sociais que utilizam a arte em prol da inclusão (Arte no Dique, Instituto Querô e ONG TAMTAM); os representantes dos principais festivais artísticos (Santos Jazz, Tarrafa Literária, Festa, Fescete e Curta Santos); a importância de se contar histórias; o papel do curador nas artes visuais; a influência caiçara e das religiões na cultura santista; e a música. 
“A reflexão e compartilhamento de práticas artístico culturais integram o universo das ações que o Sesc desenvolve por meio da educação informal e permanente, com intuito de valorizar as pessoas ao estimular a autonomia pessoal, a interação e o contato com expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir. A parceria com o CulturalMente Santista reforça esse universo, potencializando a expressão regional”, diz  Luiz Fernando S. Silva, Coordenador de Programação do Sesc Santos.
“Acreditamos que o poder do diálogo pode resultar em novos projetos, parcerias e colaborar na resolução de alguns pontos que ainda precisam ser lapidados no meio cultural. O evento ocorre justamente para ser um canal de contribuição nesse sentido. Sem contar que propicia, à população, informação e cultura sobre a realidade que a cerca”, explica André Azenha.

Exposição - A tradição dos anos anteriores é mantida: uma exposição pontuará a programação do festival. O artista plástico Waldemar Lopes homenageará a cidade na mostra “Viva Santos”, que reunirá dez telas nas quais são celebradas paisagens e espaços turísticos. O vernissage acontecerá em 18 de novembro, uma terça, a partir das 20h, no Shopping Pátio Iporanga.

Formação de público -  Como um dos objetivos do CulturalMente Santista é formar público e ampliar a plateia dos artistas, bem como levar à população conteúdo e arte, foi feita uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Assim, parte dos lugares nos bate-papos será destinada a alunos da rede municipal de ensino.

O CulturalMente Santista – Diálogos Culturais é realizado pelo CineZen Cultural e o Sesc, com parceria da Prefeitura Municipal de Santos e apoios do Shopping Pátio Iporanga, Ao Café, Lobo Estúdio, Instituto Arte no Dique, TV Tribuna e rádio CBN Santos. A produção é da Mannish Boy Produções Artísticas.
Mais Informações: www.culturalmentesantista.com.br e www.facebook.com/culturalmentesantista.

Programação:

Dia 12, quarta
Teatro do Sesc Santos
20h30 - Abertura

21h -  Workshop musical: O encontro de diferentes projetos de formação – Broadway Voices e Banda Querô
Cada grupo fará um pocket-show, depois tocarão uma música juntos. Após a música, acontece o bate-papo sobre formação artística.
Mediação do bate-papo: Jorge Oliveira.

Dia 13, qinta
Sesc Santos - Sala 1
20h - Palcos santistas: formação, circulação e engajamento artístico
Convidados: Maria Tornatore, Platão Capurro (Movimento Teatral) e  Carol Bezerra (EAC Wilson Geraldo).
Mediação: Marcus Vinicius Batista.

Dia 14, sexta
Instituto Arte no Dique
15h - Audiovisual: promovendo o social pelas câmeras 
Convidados: Eduardo Ferreira (curta Anseios que permeiam meus tempos de paz) e Delson Matos Gomes (curta Limbo). Antes do bate-papo, os curtas serão exibidos.

Museu da Imagem e do Som de Santos
19h30 – Culturalmente plugados: blogs de Santos
Convidados: Flavia Saad (Juicy Santos), Eugênio Martins Jr. (Mannish Blog) e Vinicius Carlos Vieira (Cinemaqui).

21h – Coletivos culturais: Do it yourself – Produção artística engajada em Santos e região
Convidados: Rubens de Farias (Dose de Inspiração), Jota Amaral (Coletivo Teremin) e Luiz Lufer (Futuráfrica).

Dia 15, sábado
Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes
15h – Encontro de jovens talentos
Se você é artista, independente da arte que escolheu, e tem menos de 21 anos, eis uma oportunidade de demonstrar o seu trabalho. Interessados em apresentar seus portfólios, músicas, filmes, etc, podem enviar email para culturalmentesantista@gmail.com até 12 de novembro e esperar a resposta de confirmação ou não se foram selecionados para o evento. Durante uma hora, o encontro propiciará aos artistas finalistas exporem, em até 10 minutos cada, seus trabalhos. Ideia inspirada nos encontros TEDx, da organização TED, que atua mundialmente visando disseminar novas ideias.

Ao Café
17h – Literariamente santista
Convidados: Flavio Viegas Amoreira, Manoel Herzog, Eduardo Lacerda (diretor da editora Patuá, de São Paulo).
Mediação: Viviane de Almeida.
Haverá exposição de livros dos autores e da editora Patuá. Exemplares poderão ser comprados.

Ao Café
20h – Inclusão social através da arte – encontros de organizações sociais
Convidados: José Virgílio Leal de Figueiredo (Arte no Dique), Renato di Renzo (Associação Projeto TAMTAM) e Tammy Weiss (Instituto Querô).
Mediação: Oswaldo Silva Junior.

Dia 16, domingo
Auditório - Sesc Santos
15h – Entendendo as leis de incentivo e mecanismos de fomento cultural
A especialista Ana Duval, a convite do Sesc, falará a respeito dos projetos culturais que buscam apoio nas leis de incentivo, o funcionamento dessas leis e editais.

16h30 – Festivais: há formação de público e qual o legado desses eventos?
Convidados: Jamir Lopes (Santos Jazz Festival), José Luiz Tahan (Tarrafa Literária), Caio Martinez Pacheco (Festa), Pedro Norato (Fescete), Ricardo Vasconcellos (Curta Santos) e Leonard Nicoletti (Sesc-Mirada). 
Mediação: Sérgio Luiz (Sesc São Paulo).

Dia 18, terça
Shopping Pátio Iporanga
19h - Vernissage da exposição Viva Santos!
O experiente e reconhecido artista plástico Waldemar Lopes reúne obras que celebram o município na exposição “Viva Santos”.

Dia 19, quarta
Toca do Sesc
20h – A importância de se contar histórias
Convidados: Camila Genaro e Gigi Fernandes.
Mediação: Nara Assunção.

Dia 20, quinta
Ao Café
20h – O papel do curador em Artes Visuais
Convidados: Nívio Mota, Célia Cristina Teixeira.
Mediação: Carlota Cafiero.

Dia 21, sexta
Ao Café
20h  - A influência caiçara e das religiões na cultura santista
Convidados: Danilo Nunes, Rogério Baraquet (Sidarta).
Mediação: Guilherme Pradella.
Após o bate-papo os músicos farão uma jam session.

Dia 22, sábado
Lobo Estúdio
20h -  Musicalidades santistas – bate-papo com músicos de diversos estilos
Convidados: Theo Cancello, José Consani e Johnny Hansen (Harry).
Após o bate-papo haverá pocket-show de Hansen com músicas inéditas do novo CD do Harry e exibição de videoclipes de músicos santistas.

Endereços:

Ao Café – Av. Siqueira Campos, 462, Boqueirão
Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes - Av. Bartolomeu de Gusmão, S/N - Boqueirão
Instituto Arte no Dique – Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube
Lobo Estúdio – Rua Luís de Camões, 12, Vila Mathias
Museu da Imagem e do Som de Santos – Av. Pinheiro Machado, 48, piso térreo do Teatro Municipal, Vila Mathias
Sesc Santos – Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida
Shopping Pátio Iporanga – Av. Ana Costa, 465, Gonzaga

Nenhum comentário:

Postar um comentário