quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Jazz brasileiro leva um Grammy com Trio Corrente e Paquito D'Rivera

Texto: Eugênio Martins Júnior
Foto: Lucy Nicholson/Reuters

O grupo instrumental de São Paulo, Trio Corrente, composto por Fábio Torres (piano), Paulo Paulelli (baixos) e Edu Ribeiro (bateria), foi o vencedor da categoria melhor álbum de jazz latino na 56° edição do prêmio Grammy realizada no domingo nos Estados Unidos.
O Trio Corrente levou o gramofone dourado por Song For Maura, álbum gravado em parceria com o saxofonista cubano Paquito D'Rivera, vencendo La Noche Más Larga de Buika, Yo de Roberto Fonseca, Egg?n de Omar Sosa e Latin Jazz-Jazz Latin, de Wayne Wallace Latin Jazz Quintet.
Segundo Torres, a parceria nasceu em 2010 e a ideia de gravar um disco partiu do próprio Paquito. “Nosso produtor insistiu para juntar o grupo com o Paquito. A afinidade musical foi imediata e no jantar, após o primeiro show, o Paquito veio com a ideia de gravar um CD. Ele sempre adorou a música brasileira e disse pra nós que sempre quis gravar um disco com músicas brasileiras com um grupo daqui. Entre idas e vindas, conseguimos gravar o CD em outubro de 2012”.
Curiosamente, a grande imprensa nacional deu ênfase nas premiações dos músicos internacionais Daft Punk, Vampire Weekends e Lorde e falou muito pouco sobre o grupo. O que mostra que a música instrumental brasileira é mais respeitada fora do que dentro de casa.
Fabio Torres, que comparou a diversidade da música brasileira com a diversidade de espécies da Mata Atlântica, espera que o prêmio ajude a reverter esse quadro. “A diversidade da música brasileira acaba achatando a música instrumental, comercialmente falando. Espero que depois desse prêmio o mercado melhore. É um grão de areia, mas sabemos que faz a diferença”.  
Desde 1999, Torres e Paulelli integram o grupo de apoio da cantora e violonista baiana Rosa Passos, outra importante representante do jazz brasileiro.
Ao saber da premiação de seus protegidos, Passos, que costuma chamar Paulelli de “filhote” por causa das afinidades musicais entre ambos, postou uma mensagem em sua página em uma rede social: “Estou muito feliz e orgulhosa dos meus músicos Fábio Torres e Paulo Paulelli (meu filhote musical), que juntos com Edu Ribeiro, grande baterista e que eu já tive o privilégio de ser acompanhada, meu querido amigo e grande músico Paquito D’Rivera, ganharam ontem o maior prêmio da música no mundo, o Grammy Americano”.
Ela própria já havia sido indicada para o Grammy com seu álbum Romance. Para a cantora, teria sido motivo de orgulho se a categoria que o disco tivesse concorrido na mesma que Song For Maura, ou seja, “Melhor álbum de jazz latino” e não “Melhor álbum de pop contemporâneo brasileiro”, como quis a organização do evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário