sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O novo disco de Buddy Guy sai em outubro


Living Proof é o nome do mais recente trabalho do guitarrista Buddy Guy. O lançamento mundial está marcado para 26 de outubro de 2010, mas o CD já pode ser encontrado no Amazon por U$ 10,99. O disco é o 11º de Buddy lançado pelo selo Silvertone/Jive. A mesma parceria que rendeu os ótimos Damm Right I’ve Got the Blues, Feels Like Rain,  Sweet Tea, Bring ‘Em In e outros.
Aos 74 anos, com bons serviços prestados à música, Buddy Guy comemora nesse trabalho sua própria trajetória no blues, gênero que lhe rendeu muitos prêmios, entre eles: cinco vezes ganhador do prêmio Grammy; é integrante do Rock and Roll Hall of Fame; foi o artista que mais recebeu o W.C. Handy, uma espécie de Oscar do blues; a Presidential National Medal of Arts, das mãos do presidente dos Estados Unidos; The Billboard Century Award, além de figurar no ranking dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos da revista Rolling Stones dos Estados Unidos.
Os americanos adoram rotular, dar prêmios e formular listas de todos os tipos, mas o que pode medir a importância real do velho Buddy é mesmo a sua influência sobre os outros guitarristas através dos anos, além de ser o fundador, com Otis Rush e Magic Sam, do West Side sound de Chicago. Jimi Hendrix declarou amor eterno ao ídolo. Stevie Ray Vaughan foi seu aprendiz. Eric Clapton não faz nada sem colocar Buddy no meio. Enfim, como diria o Obama: Buddy Guy é o cara!
Stay Around A Little Longer tem a participação de B.B. King que, apesar de ter dividido o palco inúmeras vezes com Buddy, entra com ele no estúdio pela primeira vez. Trata-se de um comovente slow blues com as duas vozes, as duas guitarras e um órgão Hammond de matar. Já Where The Blues Begins conta com a participação do amigo Carlos Santana.
O disco abre com 74 Years Young e mostra que Buddy ainda tem vitalidade, apesar da idade. Sweet Tea, o álbum de 2001, que trazia uma piada parecida, começava com o blues acústico Done Got Old dizendo que Buddy não fazia mais as coisas como antes para logo depois entrar a trovejante Baby Please Don’t Leave Me.
Outras composições como Thank Me Someday e Everybody’s Got To Go têm a mesma pegada, ou seja, meditações sobre o passado, mortalidade e legado. “Tento cantar as coisas que tenho vivido. Essas canções são exatamente o que tenho passado em minha vida, o que tenho experimentado”, diz Buddy.
 Músicas
1. 74 Years Young
2. Thank Me Someday
3. On The Road
4. Stay Around A Little Longer
5. Key Don't Fit
6. Living Proof
7. Where The Blues Begins
8. Too Soon
9. Everybody's Got To Go
10. Let The Door Knob Hit Ya
11. Guess What
12. Skanky

Nenhum comentário:

Postar um comentário