terça-feira, 21 de setembro de 2010

Em disco de 1993 B.B. King promove encontro de cúpula do blues


Em 1993 B.B. King reuniu um time de bambas e gravou um dos melhores discos de blues da década, Blues Summit. O rei do blues convidou os maiores nomes da época para gravar o album em duas sessões, em Memphis no Tennesse, e Berkeley na California. O trabalho resgata temas dos anos 50 e 60, dias de chiltlin circuit, para mostrar às novas gerações como se faz. Comprei-o nas Lojas Americanas, nos bons tempos, quando B.B. King, Buddy Guy e John Lee Hooker voltaram ao topo de suas carreiras, as gravadoras lançavam discos de blues no Brasil e as lojas vendiam.
O CD conta com Robert Cray, Buddy Guy, Etta James, Joe Louis Walker e alguns que já não estão mais entre nós, entre eles, Katie Webster, John Lee Hooker, Koko Taylor, Lowell Fulson, Albert Collins e Ruth Brown. Além de nomes emergentes como Roy Rogers, Kim Wilson, Vasti Jackson e Lee Allen.
O que esse encontro de "sumidades" mostra é uma série de ritmos dentro do prórpio blues. Playin' With My Friends, um chicago blues, tocado e cantado em dueto com Robert Cray, abre o disco com alto astral. O refrão diz tudo: I had a good time palyin' whith my friends...".E é isso que eles fazem, participam dessa faixa o baixista Richard Cousins, o baterista Kevin Hayes e o tecladista Jim Pugh, ambos da banda de Cray.
A seguir Since a Meet You Baby mostra porque Katie Webster era considerada a rainha do "swamp boogie", cantando e tocando piano. A música começa com um papo entre ela e King permeada por um orgão Hammond e uma bateria marcando o ritmo até explodir com a voz de ambos. Maravilhoso.
Pit the Fool, com Buddy Guy, vem em seguida e traz a participação do grupo Memphis Horns fazendo um contraponto perfeito entre voz e solos de guitarra de ambos. A clássica You Shook Me, de Willie Dixon e J.B. Lenoir, vem em forma de um poderoso slow blues. Além de Cray, Pugh, Hayes e Cousins, essa faixa traz a participação de Roy Rogers na slide e de Kim Wilson, na gaita.
Something You Got Baby vem com o carisma e potente voz de Koko Taylor que, junto à de B.B. King, faz um dueto perfeito. O coro soul das backing vocals e o saxofone de Lee Allen garantem o tempero.
Something On Your Mind é uma lenta com Etta James lembrando sua fase 50's. A entrada de King dá o prenúncio do virá: quando o dueto se consolida você passa a agradecer por fazer parte do universo de ambos.
Little By Little, um balanço pra chacoalhar mesmo, junta B.B. King ao mestre Lowell Fulson na guitarra e voz e não abre muito espaço para firulas.
Call It Stormy Monday, um bluesão de mais de sete minutos, é mais uma clássica no CD. Essa do texano T Bone Walker, traz Albert Collins - outro texano - debulhando sua Fender Telecaster poucos meses antes de morrer, em novembro do mesmo ano. Uma pequena mostra do porque Albert Collins é chamado de "Master of  Telecaster".
Um clima de cabaré invade o ar quando a voz áspera de Ruth Brown canta os primeiros versos de You're The Boss, da dupla Jerry Lieber e Mike Stoller. We'Re Gonna Make It, sucesso dos anos 50 na voz de Little Milton traz mais uma voz feminina, Irma Thomas, encerrando esse verdadeiro who's who de mulheres no blues. Mais balanço à anos 50.
I' Gotta Move Out of This Neighborhood e Nobody Loves Me But My Mother traz todo o entrosamento e feeling da banda original de B.B. King. E ele faz o que a gente já conhece, bends, bends e mais bends maravilhosos escorado em uma parede de metais e uma bateria marca passo. Everybody's Had The Blues em parceria com Joe Louis Walker encerra o CD também em alto astral com ambos solando e cantando.

Playlist

1 - Playin' With My Friends - com Robert Cray
2 - Since I Meet You Baby - com Katie Webster
3 - I Pit The Fool - com Buddy Guy
4 - You Shook Me - com John Lee Hooker
5 - Something You Got Baby - com Koko Taylor
6 - There´s Something on Your Mind - com Etta James
7 - Little By Little - com Lowell Fulson
8 - Call It Stormy Monday - com Albert Collins
9 - You're The Boss - com Ruth Brown
10 - We're Gonna Make It - com Irma Thomas
11 - I Gotta Move Out of This Neighborhood e Nobody Loves Me But My Mother
12 - Everybody's Had The Blues - com Joe Louis Walker

Nenhum comentário:

Postar um comentário