quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O melhor do blues no Newport Folk Festival


Dezenas de discos foram lançados sob o rótulo Live at Newport, todos gravados ao vivo em um dos principais festivais dos Estados Unidos. Muitas dessas gravações são consideradas antológicas, como são os casos de Muddy Waters, Thelonious Monk e John Coltrane.
Sobre o CD acima, Newport Folk Festival - Best of The Blues 1959-68, trata-se de uma coletânea com alguns dos melhores momentos de todos os tempos, oportunidade para os iniciantes conhecerem diversas formas de blues, em três CDs. Mas atenção, não confunda com o CD Newport Folf Festival - Best of Bluegrass - 1959-66, com a mesma capa.
O disco 1, dedicado ao "Blues do Delta" abre com seis temas apresentados por Mississippi John Hurt, e duas de Skip James, ambos redescobertos em 1963, e levados direto ao festival um ano depois.
Vamos à incrível história de Skip James. Responsável por alguns dos principais blues dos anos trinta, Devil Got My Woman e Hard Times Killing Floor, ambos no CD, e dono de uma das vozes mais peculiares do blues, James abandonou tudo em 1933 para se tornar pastor de uma igreja protestante.
Essa impressonante apresentação em Newport é o primeiro registro depois de todo esse tempo afastado. Mostra Skip James com o mesmo talento, provavelmente para sua maior platéia até então, cerca 18 mil pessoas por dia. A maioria branca. A maioria não havia nascido quando Skip abandonou a música.
O mesmo acontece com Mississippi John Hurt, depois de anos trabalhando fora da música, o CD 1 abre com Sliding Delta e Candy Man, com ele mostrando toda destreza na guitarra acústica com a técnica fingerpicking. Em sua época, Hurt era considerado um dos principais nomes do som do delta.
Além deles o CD 1 traz também o som cru de Son House com quatro temos, entre eles os clássicos Death Letter Blues e Preaching the Blues. Traz ainda Bukka White, Mississippi Fred McDowell e Muddy Waters. A apresentação de Muddy ganhou um CD exclusivo, que chegou a ser lançado no Brasil pelo selo português Movieplay.
O CD 2 enfoca o "Country Blues", com Robert Pete Willians, uma das influências de Bob Dylan, abrindo o disco com três temas: Levee Camp Blues, Midnight Boogie e On My Way From Texas. Segue com Mance Lipscomb, um verdadeiro "songster", que não havia gravado até 1960. Os songster eram responsáveis por compor músicas que retratavam o cotidiano dos negros. O próprio Mance era fazendeiro e catador de algodão nas fazendas do sul. Jesse Fuller (sua versão de San Francisco Bay Blues é impagável), Reverend Gary Davis, a dupla Sonny Terry e Brownie Mcgee (com cinco temas, entre eles Key To The Highway) e Sleepy John Estes fecham o disco.
O CD 3 sai do mundo acústico dos cantores do sul e vai direto para Chicago. Dedicado ao "Blues Urbano", traz nomes mais conhecidos, como Lightinin' Hopkins, John Lee Hooker e Muddy Waters.
A profundidade do blues falado de Hopkins impressiona de cara. The Womam I'm Loving, She's Taken My Appetite se arrasta até desembocar em Baby Please Don't Go com sua guitarra plugada nos ancestrais. A sequência escolhida de John Lee se mostra acertada, ampliando a onda criada por Hopkins.
John Lee começa com o slow Tupelo, mas logo cai no boogie com Blues Station Blues, Let's Make It, Boom Boom e outras. John Lee cantando em Great Fire of Natchez é de arrepiar.
Daí pra frente, clássicos desfilam com o pianista Memphis Slim (How Long), Muddy Waters e Otis Spann (Blow Wind Blow), The Chambers Brothers (See See Rider) e Paul Butterfield Blues Band (Blues With a Feeling e Born in Chicago).

CD 1 - Delta Blues
Mississippi John Hurt
1 - Sliding Delta
2 -  Candy Man
3 - Coffee Blues
4 - Stagolee
5 - Here I Am Lord Send Me
6 - Pallet on Your Floor
Skip James
7 - Devil Got My Woman
8 - Hard Time Killing Floor Blues
Son House
9 - Preaching Blues
10 - Death Letter Blues
11 - Empire State Express
12 - Son Blues
Bukka White
13 - Aberdeen Mississippi Blues
Mississippi Fred McDowell
14 - Louise
15 - If the River Was Whiskey
Muddy Waters
16 - Walkin' Blues
17 - I Can't Be Satisfied

CD 2 - Country Blues
Robert Pete Willinas
1 - Levee Camp Moan
2 - Midnight Boogie
3 - On My Way From Texas
Mance Lipscomb
4 - Freddie
5 - So Different Blues
6 - God Moves on the Water (The Sinking of the Titantic)
Jesse Fuller
7 - San Francisco Bay Blues
8 - I Double Double Do Love You
Reverend Gary Davis
9 - Samson and Delilah
10 - I Won't Be Back No More
Brownie McGhee e Sonny Terry
11 - Intro/The Train Is Leaving
12 - Drink Muddy Water
13 - Long Gone
14 - Key to the Highway
15 - My Baby Done Changed the Lock on the Door
Sleepy John Estes
16 - Clean up at Home

CD 3 - Urban Blues
Lightnin' Hopkins
1 - The Woman I'm Loving, She's Taken My Appetite
2 - Baby Please Don't Go
3 - Shake That Thing
John Lee Hooker
4 - Tupelo
5 - Bus Station Blues
6 -  Let's Make It
7 - Great Fire of Natchez
8 - Boom Boom
9 - I Can't Quit You Baby/Stop Now Baby
Memphis SLim
10 - How Long
11 - Black Cat Crossed My Path
12 - Harlem Bound
13 - Piano Instrumental
Muddy Waters e Otis Spann
14 - Blow Wind Blow
15 - Flood
The Chambers Brothers
16 - See See Rider
Paul Butterfield Blues Band
17 - Blues With a Feeling
18 - Born In Chicago

Um comentário:

  1. Valeu, Eugênio, pelo comentário. Ah, gostei do Mannish Pod. Ainda não tinha ouvido. Legal

    ResponderExcluir