quinta-feira, 1 de maio de 2014

Mannish Blog terá duas atrações no Santos Jazz Festival, Shirley King e Igor Prado Band e Ari Borger

Realizado às vésperas da Copa, evento será um dos atrativos para os milhares de turistas que estarão na Baixada Santista. Programação vai de 5 a 8 de junho, em diversos espaços da cidade


Apostando em todas as vertentes, o Santos Jazz Festival, cuja terceira edição acontece entre os dias 5 e 8 de junho, segue imprimindo sua marca entre os festivais de rua do Brasil. 
Em 2012 e 2013, os patronos do festival foram respectivamente Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti. Agora, é a vez de  César Camargo Mariano ser o grande homenageado. Ele se apresentará junto da Orquestra Municipal da cidade, no concerto de abertura, que volta a acontecer no tradicional Teatro Coliseu. 
Serão quatro dias de shows, 40 horas de música e cinco palcos distribuídos em diferentes bairros. No centro, o teatro Coliseu e, no Centro Histórico, a Praça Rui Barbosa. No bairro da Aparecida, o teatro do Sesc. No Boqueirão, a Pinacoteca Benedicto Calixto e, no Gonzaga, a Praça das Bandeiras. O Instituto Arte no Dique será palco para a oficina de percussão na Zona Noroeste. Cerca de 200 músicos estão envolvidos. “Buscamos, desde o começo, contribuir para a formação de público local e, ao mesmo tempo, colocar a região no mapa dos principais festivais do gênero no Brasil. Com a Copa e o Museu, intensificamos essas metas para atender toda a demanda de público”, afirma a diretora-executiva Denise Covas Borges.
Esse ano o festival aproveita a presença das delegações do México e da Costa Rica, que estarão na cidade por causa da Copa do Mundo. Espera-se a presença de mais de dez mil pessoas. 


O Patrono - Arranjador, compositor, pianista e produtor musical, Cesar Camargo Mariano iniciou sua carreira nos anos 60, integrando os grupos instrumentais Três Américas, Quarteto Sabá e Sambalanço Trio. Na década seguinte, realizou uma de suas maiores parcerias, com Elis Regina, sendo responsável pela grande mudança de estilo da cantora. É ganhador de vários prêmios da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e tantos outros. Em 2011, celebrou 50 anos de carreira ao publicar o livro autobiográfico Solo: Cesar Camargo Mariano – memórias. Há 20 anos mora nos EUA, sem nunca perder contato com o Brasil. Tem parceria com os maiores músicos do mundo e frequentemente é convidado para festivais de jazz nos Estados Unidos, países da Europa e outros continentes.
Diversidade musical - Na programação de shows e workshops, completamente gratuita, estão craques da cena internacional como os norte-americanos Shirley King (filha de B.B. King), artista exclusiva do Mannish Blog e da Lucas Shows e Eventos, Kenny Brown e o cubano Fernando Ferrer.
A sexta-feira, 6 de junho, celebrará a música brasileira. Jacques e Paula Morelenbaum, que por muitos anos tocaram com Tom Jobim, prometem uma bela homenagem ao mestre, falecido há 20 anos, acompanhados de um trio. A noite ainda contará com Zuzo Moussawer Trio, Hamilton de Holanda Trio e João Bosco Quinteto.
São outros destaques do festival: Leo Gandelman, o grupo Trio Corrente – premiado no Grammy 2014 na categoria de melhor álbum latino de jazz por "Song For Maura", gravado em parceria com o saxofonista cubano Paquito D"Rivera  - e Igor Prado, que lançará novo álbum durante a programação.
"Uma das funções do Santos Jazz Festival é estabelecer esse intercâmbio entre os músicos nacionais e internacionais da programação com os nossos talentos da Baixada Santista. Como por exemplo, a Orquestra Sinfônica de Santos, que tocará ao lado do César Camargo Mariano, e da Jazz Big Band, que se apresentará com o americano Kenny Brown", explica o diretor de produção Jamir Lopes. "O festival aposta numa programação de qualidade com o objetivo de democratizar e ampliar o acesso cultural, por isso todos os shows e oficinas musicais são totalmente gratuitos desde a nossa primeira edição", lembra o produtor.
Turismo - O Santos Jazz Festival será um dos principais atrativos turísticos da Baixada Santista nos dias que antecedem a Copa do Mundo. Nesse período, são aguardados milhares de turistas ao litoral paulista, principalmente mexicanos e costa-riquenhos, que virão ao Brasil torcer por suas respectivas seleções, ambas hospedadas em Santos, e também aqueles que prestigiarão a inauguração do Museu Pelé. 

Concurso fotográfico - Durante os shows do festival, é costume ver muitas pessoas fotografando os músicos, os amigos e a si mesmas. Em 2014, para incentivar esses registros, a organização do Santos Jazz Festival realizará o concurso Fotografe o Santos Jazz, onde as melhores fotos, escolhidas por um júri técnico, farão parte de uma exposição; além de uma premiação (que ainda será divulgada). As imagens precisam ser postadas no Facebook ou no Instagram junto da hashtag #santosjazz2014 durante o festival. A escolha dos vencedores acontecerá na semana seguinte ao evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário