segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Morre Eddie Kirkland o cigano do blues


Morreu ontem (domingo 27) aos 83 anos em decorrência de um acidente de trânsito o veterano do blues Eddie Kirkland. O Cigano do Blues, como era conhecido, teve seu carro colhido por um ônibus de viagem quando tentou fazer uma conversão em uma estrada em Crystal River, em Tampa, na Flórida. Segundo notícia confirmada pela polícia rodoviária local, o carro de Kirkland foi empurrado por 180 metros antes de o ônibus parar. Ninguém do ônibus ficou ferido.
Kirkland, que vivia em Macon, na Geórgia, se apresentou na noite do sábado na Dunedin Brewery, na cidade de Dunedin, a última parada de uma mini-turnê por quatro cidades da Flórida em fevereiro. A turnê continuaria no dia 8 de abril em Pensacola.
Nascido na Jamaica, Kirkland morou no Alabama e em Detroit antes de se mudar para o estado da Georgia no sul dos Estados Unidos. O multi-instrumentista – cantava e tocava harmônica e guitarra – trabalhou com grandes nomes do gênero antes de construir uma profícua carreira solo, entre eles, John Lee Hooker, Little Richard, bem E. King, Ruth Brown e Otis Redding. Redding o apresentou para um dos donos da Stax/Volt, Jim Stewart, que gravou The Hawg, um de seus primeiros sucessos.
Kirkland foi responsável pelos exor grandes discos de blues, como It's the Blues, Man!, Three Shadows of the Blues, Some Like It Raw, Tha Devil and the Others Blues Demons Where You Get Your Sugar e tantos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário