Esse ano o festival recebe 25 shows nos palcos Costazul, Iriry e Boca da Barra, sendo 09 bandas internacionais e 05 nacionais. E ainda shows no Espaço Arthur Maia, a Casa do Jazz. E três bandas de músicos da Região da Costa do Sol e Norte Fluminense no palco São Pedro.
Lachy Doley
Saiu ontem a programação da 20ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, um dos maiores festivais do país, que acontece entre os dias 30 de maio e 02 de junho.
Esse ano a programação está turbinada e o com alguns retornos. São os casos do baixista Richard Bona, do saxofonista e clarinetista James Carter, o grupo de jazz fusion Spyro Gyra e os blueseiros Tommy Castro e Kenny Brown, e ainda o brasileiro Romero Lubambo.
Aportam pela primeira vez no festival a baixista e compositora polonesa Kinga Głyk e o pianista e cantor australiano Lachy Doley com seu trio.
O Brasil estará no festival com uma homenagem a Cássia Eller, no show de lançamento do icônico" álbum Cássia Eller & Victor Biglione In Blues, com o próprio Biglione na guitarra, Dudu Lima no baixo e a Taryn Szpilman na voz. O lendário Armandinho Macêdo (ele mesmo, o do trio elétrico), se apresenta com o Chico Chagas Quarteto. O baixista Celso Pixinga se apresenta com seu quarteto no dia de abertura e o Nasi, vocalista da banda IRA, convida a maior banda de blues do Brasil, a Blues Etílicos.
James Carter em Rio das Ostras em 2006. Foto (Jorge Ronald)
Em sua 20ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival apresenta números invejáveis. Ao longo dos anos, às vezes com muita dificuldade devido aos ataques sofridos pelos profissionais que produzem cultura usando a Lei Rouanet, festival apresentou cerca de 600 shows, 100 palestras e workshops para cerca de 1 milhão de espectadores, estimulando o interesse pela música de alta qualidade e criando oportunidades para o público conferir de perto alguns dos maiores nomes do Jazz, Blues e da música instrumental internacional e nacional.
Durante todo esse período o Festival manteve-se fiel à sua proposta inicial que é focada em formar público, alavancar o turismo, gerar renda, atrair negócios, ofertar cultura, democratizar o acesso ao bem cultural, por meio de sua total gratuidade e fomentar a economia através de sua continuidade.
Segundo estudo ralizado pela comprovado por estudos realizados pela FGV-RJ, pelo SEBRAE e pela Secretaria de Turismo de Rio das Ostras, as últimas 07 edições atestam a injeção de 9 milhões de reais em média nos quatro dias de sua realização, a cada ano.
Richard Bona em apresentação no Rio das Ostras Jazz e Blues em 2006. (Foto: Jorge Ronald)
Estrtutura - Fazem parte da programação do festival workshops, palestras e oficinas com músicos e profissionais da área cultural; duas praças de alimentação com 18 restaurantes da cidade de Rio das Ostras e área para comercialização de artesanato local com 40 stands (ambos na área do palco principal) de ONGs ligadas a comunidades da cidade.
A programação paralela acontece Espaço Arthur Maia, anexo ao palco de Costazul traz bandas novas com shows nos intervalos do palco principal.
O Festival faz ainda o Clube do Vinil, espaço onde os aficionados e colecionadores de LPs poderão trocar ideias, comprar e trocar seus discos.
Palco São Pedro
Segue a programação:
Quinta-feira, 30 de maio
Palco de Iriry, às 14h15 - Kenny Brown Blues Band (USA)
Palco da Boca da Barra, às 17h - Romero Lubambo All Stars Jazz Quartet (USA)
Palco Costazul, abertura às 20h
- Celso Pixinga Jazz Quarteto
- Armandinho Macêdo e Chico Quarteto
- "Cássia Eller & Victor Biglione In Blues"
- Nasi convida Blues Etílicos
Sexta-feira, dia 31 de maio:
Palco Novos Talentos, às 11h
A CONFIRMAR
Palco de Iriry, às 14h15 - Kinga Głyk (Polônia)
Palco Boca da Barra, às 17h – James Carter Jazz Trio (USA)
Palco Costazul, abertura às 20h
- Romero Lubambo, Rodney Holmes, Otmaro Ruiz e Mohini (USA)
- Spyro Gyra (USA)
- Lachy Doley Trio (Austrália)
- Kenny Brown (USA)
Sábado, dia 01 junho:
Palco Novos Talentos, às 11:15 – A CONFIRMAR
Palco de Iriry, às 14:15h – Lachy Doley Trio (Austrália)
Palco Boca da Barra, às 17:00h – Spyro Gyra (USA)
Palco Costazul, abertura às 20:00h
- Afrojazz
- James Carter Jazz Trio (USA)
- Richard Bona (Camarões)
- Kinga Głyk (Polônia)
- Tommy Castro (usa)
Domingo, dia 02 junho:
Palco Novos Talentos, às 11:15min – A CONFIRMAR
Palco de Iriry, às 14:15h – Tommy Castro (usa)
Palco da Boca da Barra, às 17:00h – Richard Bona (Camarões)
Programação do Espaço Arthur Maia (na Casa do Jazz, anexo ao Palco de Costazul)
Local para 700 pessoas onde 3 Bandas da região, a cada noite do festival, mostrarão seus
trabalhos durante os intervalos dos shows principais.
5° feira – A CONFIRMAR
6° feira – A CONFIRMAR
Sábado – A CONFIRMAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário