terça-feira, 8 de março de 2011

John Lee Hooker e Canned Heat gravaram um dos melhores discos de blues de todos os tempos

A grande sacada do grupo Canned Heat nessa gravação foi não ter se colocado à frente do veterano John Lee Hooker. Daí o mérito do grupo dos anos 60 ter gravado um dos grandes discos de blues até então. Depois dele, a parceria entre bandas e bluesmen viraria rotina.
O álbum duplo de 1970, gravado nos estúdios do selo Liberty em Los Angeles, foi o maior sucesso comercial do blueseiro em 20 anos. Hooker baseou-se em Detroit após um casamento fracassado e nunca havia saido de lá até esse período.
A inciativa de chamá-lo para a gravação de Hooker n' Heat foi do vocalista Bob Hite e do empresário da banda, Skip Taylor, que também produziu o álbum. O disco tem outra particularidade que o torna básico em qualquer discoteca, foi a última gravação de Alan Wilson, multiinstrumentista e líder do Canned Heat. Ele acompanha John Lee na guitarra, piano e harmônica na segunda parte do disco 1. Alan Wilson morreu antes que o álbum fosse mixado e a foto da capa traz a banda em um quanrto de hotel barato com seu retrato na parede.
O primeiro CD conta com Hooker acompanhado apenas por sua guitarra e pelas batidas de pé hipnóticas em um assoalho de madeira. Alan Wilson aparece na última música, Bottle Up and Go, ao piano e em Drifter, You Talk Too Much e Burning Hell na harmônica. Essa última, cuja gravação original é de 1949, mostra total entrosamento entre Alan Wilson e Hooker, tornando-a uma das melhores gravações do CD duplo.
Gravado em apenas três dias, Hooker usou no disco equipamentos vintage mesmo para a época, o que assegurou sua crueza caracteristíca, The Feelin' Is Gone e Send Me Your Pilow atestam isso.
O segundo CD traz suingue e balanço com Hooker acompanhado por Canned Heat em peso: Henry Vestin (guitarra), Antonio de la Barreda (baixo), Adolfo de la Parra (bateria) e Alan Wilson.
The World Today abre o disco 2 em baixa, não que a música seja ruim, é baixo astral mesmo. Um tema que fala sobre as agruras da nossa época.
Lá nos Estados Unidos o bicho papão das crianças é chamado de boogie man, mas o boogie man dos adultos é John Lee Hooker. Claro, trata-se de um trocadilho com o boogie praticado desde a época de Boogie Chillen que, nesses disco, ganhou uma segunda versão fechando a obra.
O ritmo surge em I Got My Eyes on You e continua Whiskey e Wimmen'. Just You and Me é um slow da pesada com banda voz e guitarra fazendo "pergunta e resposta" perfeitos para os infernininhos. A essência do blues. Let's Make it é o hit do disco, clássica como ela só, tem a introdução pegajosa como piche sob o sol do sul dos Estados Unidos.

Hooker n' Heat

Disco 1
1 - Messin' With The Hook    
2 - The Feelin' Is Gone
3 - Send Me Your Pilow
4 - Sittin' Here Thinkin'
5 - Meet Me In The Botton
6 - Alimonia Blues
7 - Drifter
8 - You Talk Too Much
9 - Burning Hell
10 - Bottle Up and Go

Disco 2
1 - The World Today
2 - I Got My Eyes On You
3 - Wiskey And Wimmen'
4 - Just You And Me
5 - Let's Make it
6 - Peavine
7 - Boogie Chillen' No. 2

2 comentários:

  1. Que discaço! Estava ouvindo na semana passada. The world today combina com a viagem para Cubatão em ônibus metropolitano.
    Um abraço,
    Alessandro

    ResponderExcluir
  2. kkk, pode crer, ir para Cubatão em ônibus dessa viação é o fim do mundo.
    Abraço

    ResponderExcluir