quarta-feira, 24 de setembro de 2025

A dobradinha Ratos de Porão e D.R.I. vai se repetir em breve em São Paulo

 As produtoras Maraty e Powerline anunciaram que o Cine Joia (SP) vai receber as duas bandas icônicas em 22 de março de 2026. O cartaz matador no fima da matéria, criado especialmente para essa tour, é do artista Cristiano Suarez.

D.R.I., Carioca Club (SP), 2023 (foto: Eugênio Martins Jr/Mannish Blog)

Com mais de 40 anos de estrada, D.R.I. pode ser considerada uma das bandas mais icônicas do crossover, vertente musical que misturou o punk com o metal. 
No show de 2023 no Carioca Club os "sujos, podres e imbecis" do Texas tocaram, em uma hora e meia de show, porradas clássicas da sua discografia, entre elas, Manifest Destiny, Beneath The Wheel, Gun Control, Snap, All For Nothing, Modern World e tantas outras. 
E lá estavam os velhos do Ratos na abertura. Não é sempre que podemos assistir duas bandas com 40 anos de estrada e que sempre permaneceram na ativa. Vai ser o inferno na terra. Ou o céu, dependendo do ponto de vista. 
A turnê inclui o Ocidente, de Porto Alegre, em 17 de março, com abertura do Troll. POA será o único lugar que não haverá o show do Ratos. Em Curitiba os shows acontecem no Tork'n Roll, no dia 19, com abertura da Tifo. O show do Rio de Janeiro será no não menos icônico Circo Voador, no dia 20, com as aberturas de Pavio e Minissaia. No Mister Rock, em Belo Horizonte, os shows acontecem no dia 21 sem abertura. As bandas Imflawed (groove/thrash metal) e Questions (hardcore) farão a abertura do evento no Cine Joia.

D.R.I., Carioca Club (SP), 2023 (foto: Eugênio Martins Jr/Mannish Blog)

As duas bandas contam com mais de 40 anos de estrada. O primeiro trabalho D.R.I. data de 1983, a demo “Dirty Rotten EP”, com 22 músicas em apenas 18 minutos. O material depois foi relançado como “Dirty Rotten LP”, um dos discos mais rápidos e intensos da época, no qual já aparecem riffs mais pesados, aproximando o hardcore do thrash metal.
A marca registrada do D.R.I, a amálgama do hardcore com o metal, foi cravada de vez em 1985, quando a banda se muda para São Francisco, na Bay Area, o berço do thrash metal. O álbum Dealing With It! marcou a guinada: ainda punk, mas com guitarras mais pesadas e estruturas complexas.
A formação recente inclui o membro fundador Kurt Brecht (vocais), Spike Cassidy, o único guitarrista da banda em toda a discografia, Greg Orr (baixo, conhecido por ter tocado na lendária banda de crossover/thrash californiana Attitude Adjustment, ativa desde os anos 80 e igualmente pioneira no estilo) e Danny Walker (bateria, com passagens pelo Exhumed, Intronaut e Jesu).

Ratos de Porão, Carioca Club (SP), 2023 (foto: Eugênio Martins Jr/Mannish Blog)

O Ratos de Porão é incansável, segue em turnê pelo Brasil e América Latina e sua relação com o crossover é histórica, considerado o maior representante latino-americano do estilo.
A banda foi formada um ano antes do D.R.I., em novembro de 1981, durante a explosão do movimento punk paulista. Seu primeiro disco, Crucificados pelo Sistema, saiu em 1984 e tinha músicas que se tornaram hits instantâneos como a própria Crucificados, Agressão Repressão e Morrer.
A partir da segunda metade dos anos 1980, influenciados por bandas como D.R.I., Suicidal Tendencies e Corrosion of Conformity, o Ratos começou a incorporar riffs pesados, solos e a pegada do thrash metal.
Isso ficou cristalizado em álbuns como Descanse em Paz (1986), Brasil (1989), já completamente crossover, com produção internacional e letras de impacto social, e Anarkophobia (1991), gravado em Berlim, é um dos discos de crossover mais respeitados no mundo.

Ratos de Porão, Carioca Club (SP), 2023 (foto: Eugênio Martins Jr/Mannish Blog)

Serviço:
D.R.I. e Ratos de Porão em São Paulo
Data: 22 março de 2026 (domingo)
Horário: 17h (abertura da casa)
Local: Cine Joia (Praça Carlos Gomes, 82 - Liberdade, São Paulo - SP)
Ingressos: fastix.com.br/events/d-r-i-e-ratos-de-porao-em-sao-paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário