sábado, 2 de junho de 2018

Morre um dos grandes de Chicago, Eddy “The Chief” Clearwater

Fotos: Cezar Fernandes

Ontem, dia 01 de junho, o mundo perdeu um dos grandes nomes do blues de Chicago. O guitarrista Eddy “The Chief” Clearwater, morreu de infarto aos 83 anos em sua casa. Ele ganhou apelido de "The Chief" porque era descendente de índios Cherokee.
Nascido em Macon, no estado do Mississippi, mudou-se para o Alabama onde foi criado por sua avó Cherokee e, nessa mesma época, aos 13 anos aprendeu a tocar guitarra sozinho, pois era canhoto e usava o instumento invertido.
Nos anos 50 foi para Chicago lavar pratos, mas lá já estava o seu primo, o gaitista Carey Bell, que o colocou em contato com os grandes Otis Rush (também canhoto) e Magic Sam os pilares do blues elétrico da windy city.
Seu nome verdadeiro era Edward Harrington e o nome Clear Water foi dado pelo seu empresário e baterista, Jump Jackson, e foi uma brincadeira com o cara que dava as cartas naquela época em Chicago, o boss Muddy Waters.
Eddy rodou o mundo com sua música e sua discografia possui mais de 15 títulos, um verdadeiro panorama da evolução do blues elétrico de Chicago. Um legado musical incomparável.
Veio ao Brasil Rio das Ostras Jazz e Blues Festival, em 2006, e foi capturado espetacularmente pela câmera do fotógrafo especializado em shows, Cezar Fernandes. Cezinha é colaborador do Mannish Blog desde seu nascimento e um dos fotógrafos mais talentosos da cena.
Eddy tinha 83 anos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário