quinta-feira, 10 de março de 2016

Temporada de festivais esquenta a partir de março com o Brasil Jazz Fest


Março chegou e os amates do jazz e do blues já podem começar a fazer seus planos para 2016, pois a temporada de festivais começou.
Após os festivais Guaramiranga e Gravatá, atipicos por serem na semana do Carnaval, o grosso da programação começa mesmo é agora. 
Um dos mais tradicionais do Brasil, o Brasil Jazz Fest (antigo Free Jazz Festival, TIM Festival e BMW Jazz Festival) tem na sua 31ª edição duas sedes, São Paulo e Rio de Janeiro. 
O evento começa no dia 30 de março, na capital paulista, com uma duppla de pesos pesados do jazz, o pianista Herbie Hancock e o saxofonista Wayne Shorter. Celebres por term tocado no quinteto do lendário Miles Davis nos anos 60.
No segundo encontro, o quinteto instrumental Kneebody e o produtor Daedelus (Alfred Darlington) unem o jazz à música eletrônica, tendencia que vem crescendo desde os anos 90. 
O mestre do alaúde Anouar Brahem vem mostrar com seu quarteto a tradição da musica tunisiana. 
O baterista e compositor Antonio Sanchez se apresenta com o seu notável grupo Migration. Para completar o time, o bandolinista brasileiro Hamilton de Holanda reúne após 10 anos o festejado quinteto Brasilianos, que o projetou, especialmente para o brasiljazzfest.
Sob curadoria do jornalista, crítico e escritor Zuza Homem de Mello, do músico e produtor musical Zé Nogueira, e do produtor Pedrinho Albuquerque, o brasiljazzfest foi criado originalmente em 1985 pelas irmãs Sylvia (já falecida) e Monique Gardenberg, que o mantém desde então. 
O festival que já recebeu Dizzy Gillespie, Sonny Rollins, Chet Baker, Nina Simone, Ray Charles, Horace Silver, Moacir Santos, Gil Evans, Ornette Coleman, Herbie Hancock, Cecil Taylor, McCoy Tyner, Hermeto Pascoal, B.B. King, Etta James, Pat Metheny, Stevie Wonder, James Brown, Brad Mehldau, Esperanza Spalding, Ahmad Jamal e Bobby McFerrin, ocupa este ano a Sala São Paulo e o Auditório Ibirapuera, na capital paulista, e o Vivo Rio, no Rio de Janeiro.


Herbie Hancock & Wayne Shorter
O pianista Herbie Hancock, com meio século de serviços prestados à música, influenciou um espectro musical que vai do jazz acústico e eletrônico ao R&B, soul e funk, e que alcança de Norah Jones a Corinne Bailey Rae. A visão arrojada da música de Hancock o levou a bater no Grammy, em 2008, Amy Winehouse e Kanye West, faturando o prêmio de Álbum do Ano. Já o pioneiro Wayne Shorter, 82 anos, um dos maiores saxofonistas e compositores do jazz moderno, está em atividade desde os anos 1950 e, nos anos 1960, alargou o repertório de Miles Davis com clássicos como Footprints (do disco Miles Smiles, de 1966) e Fall (do disco Nefertiti, de 1968). Tocou com Coltrane, Art Blakey, Horace Silver, Milton Nascimento e também com Stones, Joni Mitchell e Santana. É mentor de pelo menos três gerações, ajudando a projetar artistas como a baixista e cantora Esperanza Spalding. Velhos amantes das vanguardas, Hancock e Shorter têm sido amigos e parceiros desde os anos 1960, mas se reuniram em disco pela primeira vez em 1997, no CD 1 + 1 e se apresentaram poucas vezes neste formato, apesar de nunca interromperem por muito tempo suas colaborações. Há 4 anos, excursionaram celebrando os 40 anos do mitológico disco Bitches Brew, de Miles Davis (que contém a faixa Sanctuary, composição de Shorter). E agora reacendem a parceria em curta e disputada turnê (que é atração num dos festivais mais importantes dos Estados Unidos, o New Orleans Jazz & Heritage Festival). Wayne retorna ao Jazz Festival após sua apresentação em 2011, quando tocou no Auditório Ibirapuera e no Teatro Oi (RJ). Por sua vez, Herbie retorna ao país após dois anos de ausência.


Hamilton de Holanda Quinteto
Aos 39 anos, o bandolinista brasileiro Hamilton de Holanda já ocupa com tranquilidade posto entre os maiores instrumentistas do país, por seu virtuosismo e versatilidade. Toca com igual conforto em duos, trios, quartetos e quintetos. O lendário pianista cubano Chucho Valdés o admira, o acordeonista francês Richard Galliano sempre acha um jeito de colocá-lo para tocar consigo. Acompanhou Maria Bethânia, Ivan Lins, João Bosco, Seu Jorge, John Paul Jones (baixista do Led Zepellin). Ganhou um Grammy Latino em 2015 pela canção Bossa Negra, com os parceiros Diogo Nogueira e Marcos Portinari. O mais proeminente discípulo de Jacob do Bandolim, incansável no exame da obra dos mestres, como Pixinguinha, já se vê desafiado a rever a própria trajetória, o que encara agora no show com o quinteto Brasilianos, que se reuniu pela primeira vez há 10 anos: Hamilton, Gabriel Grossi (gaita), Marcio Bahia (bateria), Daniel Santiago (violão) e Guto Wirtti (baixo).


Kneebody + Daedelus
Reunidos no disco Kneedelus, do selo Brainfeeder (bunker de um dos Midas da música eletrônica da atualidade, Flying Lotus), o quinteto instrumental Kneebody e o lendário produtor de EDM Daedelus (codinome de Alfred Darlington) avançaram nas fronteiras do jazz nesse trabalho que é um dos mais ousados da atualidade, fundindo pós-bop com hip-hop, eletrônica e indie rock. O resultado é uma música ao mesmo tempo melancólica, dançável e introspectiva, um espetáculo que recebe reforço de recursos visuais tecnológicos sofisticados no palco. Indicado a um Grammy, o grupo Kneebody congrega o saxofonista Ben Wendel e mais o tecladista Adam Benjamin, o baterista Nate Wood, o baixo elétrico de Kaveh Rastegar e o trompete de Shane Endsley. Como não têm um líder, puderam desenvolver uma linguagem musical própria, que permite a cada um mudar o tempo e o estilo em apenas um instante. Geralmente vestido como um dândi vitoriano, o californiano Daedelus surgiu com força em Los Angeles no início dos anos 2000, notabilizando-se por atuar num universo que alguns rotularam de post-rap e por defender incondicionalmente a experiência da música ao vivo na eletrônica.


Antonio Sanchez & Migration
O baterista, compositor e bandleader Antonio Sanchez (célebre pelo seu trabalho no Pat Metheny Unity Group) é um dos mais aclamados músicos do seu instrumento na atualidade. Estudou piano clássico no New England Conservatory of Music e é formado pelo Berklee College of Music. Tem colaborado com alguns dos mais inovadores músicos do jazz, como Brad Mehldau, John Scofield, Christian McBride e Joe Lovano. Sua banda Migration reúne o baixista Matt Brewer, o saxofonista Seamus Blake, o pianista John Escreet e o guitarrista Adam Rogers e conta com a participação da cantora Thana Alexa.


Anouar Brahen Quartet
O alaudista tunisiano Anouar Brahem funde música clássica árabe, música folclórica e jazz com extraordinária receptividade. Sua reputação é imensa: grava pelo prestigioso selo ECM (de Arvo Pärt e outros), tem parcerias com nomes como o baixista britânico Dave Holland (que o acompanhou no disco Thimar, de 1997) e o saxofonista norueguês Jan Garbarek (com quem fez o álbum Madar, em 1992) e há mais de 20 anos constrói pontes entre a cultura ocidental e a herança cultural árabe e islâmica. Sem sucumbir aos clichês de exotismo – sua música por vezes parece a evocação de fontes tão distintas quanto Erik Satie e John McLaughlin. No ano passado, após 6 anos de recolhimento, lançou o disco Souvenance, no qual refletia sobre a emergência e os efeitos da Primavera Árabe (que começou em seu País natal, a Tunísia), que derrubou regimes e ditaduras, instalou outros e mudou o cenário político mundial. A capa era uma cena de enfrentamento nas ruas de Túnis. Parte da ausência de Anouar do cenário musical se deveu à situação política em seu país, época em que, conta, viviam-se “grandes medos, alegrias e esperanças”. Acompanhado por Klaus Gesing (clarone), Björn Meyer (baixo) e Khaled Yassine (percussão), Anouar traz ao festival o show The Astounding Eyes of Rita.

PROGRAMAÇÃO SÃO PAULO
SALA SÃO PAULO
Praça Júlio Prestes, 16
Campos Elíseos – São Paulo
Tel: (11) 3367.9500
Capacidade: 1.484 lugares

Dia 30 de março, quarta-feira, 22h
Herbie Hancock & Wayne Shorter

Preços dos ingressos:
Balcão Mezanino, Camarote Mezanino ou Plateia Central:R$ 250,00
Plateia elevada I: R$ 150,00
Plateia elevada II: R$ 50,00
Balcão Superior: R$ 50,00
Camarote Superior: R$ 50,00
Coro: R$ 20,00

Site de venda de ingressos: www.ingressorapido.com.br
Telefone de venda de ingressos: 4003 1212
Para demais pontos de venda, consultar o site da Ingresso Rápido

Ponto de Venda Sem Taxa de Conveniência:
Bilheteria da Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, 16
Bilheteria Boulevard - andar térreo
Bilheteria Estacionamento - 1º subsolo

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta, das 10h às 18h, ou até o início do concerto.
Sábado: quando houver apresentação, das 10h às 16h30 ou até o início do concerto.
Domingo e feriado: quando houver apresentação, início das vendas duas horas antes do concerto.

Meia-entrada:
aposentados, idosos, estudantes e professores das redes públicas Municipal, Estadual e Federal – todos mediante comprovação.

AUDITÓRIO IBIRAPUERA
Avenida Pedro Álvares Cabral
Telefone: (11) 3629-1075
Capacidade: 806 lugares

Dia 1º de abril, sexta, 21h
-Antonio Sanchez & Migration
-KNEEBODY + DAEDELUS

Dia 2 de abril, sábado, 21h
-Hamilton de Holanda Quinteto
-Anouar Brahem Quartet

Preço único: R$ 20,00 (inteira) / R$ 10,00 (meia entrada)

Site de venda de ingressos: ingressorapido.com.br

Telefone para venda de ingressos: 4003-1212
Para demais pontos de venda, consultar o site da Ingresso Rápido
Ponto de venda sem taxa de conveniência:
Bilheteria do Auditório Ibirapuera
Horário de funcionamento:
Sexta e sábado, das 13h às 22h
Domingo, das 13h às 20h

Formas de Pagamento: American Express, Visa, MasterCard, Dinners Club, Aura, Hipercard, Vale Cultura Sodexo e Vale Cultura Ticket, todos os cartões de débito e dinheiro. Não aceita cheques.

Meia Entrada:
- Estudantes: apresentar na entrada Carteira de Identidade Estudantil e no ato da compra
- Professores da Rede Estadual, Aposentados e Idosos acima de 60 anos: apresentar RG e comprovante.
- Menores de 12 anos, acompanhados pelos pais, têm direito a 50% de desconto do valor da inteira, quando Censura Livre.


PROGRAMAÇÃO RIO DE JANEIRO

Local: VIVO RIO
Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo.
A venda de ingressos é feita exclusivamente na bilheteria do Vivo Rio e/ou nos sites da Tudus. A casa não se responsabiliza por compras feitas em meios não oficiais. Na bilheteria não há taxa de conveniência.  Atendimento de segunda a sábado das 10h às 19h – domingo e feriado das 10h às 18h.

Dia 1º de abril, sexta, 21h
-Herbie Hancock e Wayne Shorter

Dia 2 de abril, sábado, 21h
-Antonio Sanchez & Migration
-KNEEBODY + DAEDELUS

Dia 3 de abril, domingo, 20h
-Hamilton de Holanda Quinteto
-Anouar Brahem Quartet

Preço dos ingressos (Dia 1º de abril):
Camarote A: R$ 150,00
Camarote B: R$ 50,00
Balcão: R$ 50,00
Frisa: R$ 50,00
Setor Vip: R$ 250,00
Setor 1: R$ 50,00

Preço dos ingressos (dias 2 e 3 de abril):
Camarote A: R$ 150,00
Camarote B: R$ 50,00
Balcão: R$ 50,00
Frisa: R$ 50,00
Setor Vip: R$ 150,00
Setor 1: R$ 50,00

Internet: Vivo Rio e Tudus
Pontos de venda: Pontos de Venda Vivo Rio

Meia-Entrada: Estudantes, Professores da Rede Pública do Município do Rio de Janeiro e maiores de 60 anos são beneficiários de desconto de 50%. A venda de meia-entrada é direta, pessoal e intransferível e está condicionada ao comparecimento do beneficiário aos pontos de venda, munido de documento original que comprove condição prevista em lei. É obrigatória a apresentação dos documentos também na entrada do espetáculo.

Estacionamento com manobrista
Aceita dinheiro e cartões de débito e crédito (Visa, Mastercard, Credicard e Diners)
Não aceita cheques
Acesso para deficientes físicos
Ar-condicionado

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