segunda-feira, 17 de março de 2014

O repórter fotográfico Leandro Amaral comemora dez anos de profissão com grande exposição de imagens em Santos


O repórter fotográfico Leandro Amaral, grande colaborador do Mannish Blog, cujas fotos ilustram algumas de nossas principais entrevistas, abre na quinta-feira, dia 20 de março, sua segunda mostra fotográfica. O público poderá visitar a mostra de segunda a sexta, até o dia três de abril, entre 19 e 22 horas no Espaço Cultural da Unisanta.
Com o título "Retrô 10 anos”, a exposição cobre acontecimentos da última década, numa verdadeira viagem no mundo do jornalismo fotográfico.
Essa história começou em 20 de março de 2004, quando cobriu o Senna In Concert, evento que marcou os 10 anos da morte do piloto Ayrton Senna. Após isso, Leandro Amaral passou a trabalhar em um jornal da Baixada Santista e com as maiores agências de notícias, tendo suas fotos publicadas nos maiores veículos de comunicação impressos do país e fora.
A exposição reúne mais de 150 fotos, em painéis de vários tamanhos e divididos por pauta, algumas com quatro, cinco, seis fotos. "Quando pensei em fazer esse trabalho, a primeira ideia foi de reunir as fotos mais bonitas ou impressionantes, mas pensei, isso todo fotógrafo faz, quero algo diferente!", explica Leandro Amaral, que, por este motivo, resolveu fazer uma exposição em que o tema seria as pautas realizadas com as principais fotos em cada assunto. "Há pautas que se resumirmos em uma foto parecem ficar incompletas, por isso, em um mesmo painel, fiz uma montagem com mais de uma imagem". Todas as fotos têm legenda, para lembrar o visitante de quando o fato aconteceu e um rápido resumo do assunto.
Entre os assuntos expostos, estão eventos de importância nacional, como o São Paulo Fashion Week, Fórmula Indy e Carnaval em São Paulo, visita do Papa Bento XVI ao Brasil. Pautas regionais, como visitas presidenciais, shows, a retomada do Carnaval santista, em 2006, jogos de futebol e pessoas que ficarão sempre na memória.
"O painel principal desta mostra considero ser o que relembra o Mundial Interclubes Fifa (no Japão, em 2011), quando o Santos FC perdeu para o Barcelona. Este painel reúne várias fotos do jogo e dos 20 dias que passei no Japão cobrindo o dia a dia do Santos. Só este painel tem 1,40 metro de largura", explica Leandro, que foi um dos quatro fotógrafos brasileiros no Japão.


Além disso, há o registro de boa parte do caminho do time da Vila Belmiro até chegar à final do Mundial. "Acho que tudo começou com a conquista, em Salvador, da Copa do Brasil de 2010, que garantiu a vaga do Santos na Copa Libertadores do ano seguinte.
Temos os jogos de 2011, as dancinhas que ficaram conhecidas nas comemorações dos gols, a expulsão de Neymar após usar a máscara com a cara dele, até a final da Libertadores da América, no Uruguai e no Pacaembú, todos os jogos que pude acompanhar", completa.
Entre as pessoas que estão em nossa memória, Leandro traz fotos do Chorão, Padre Paulo, Serafim Gonzalez, Magic Slim, entre outros. Há também imagens dos antigos clubes da Ponta da Praia, como o Regatas Santista e o Vasco da Gama antes da demolição, e Sírio Libanês (no Gonzaga), antes de vender o terreno para uma construtora.
Entre os fatos que viraram notícia na região, o destaque fica para duas imagens de acidentes. Leandro lembra do desabamento de uma Pedreira, em 2011 que resultou na morte de dois trabalhadores, e do rebocador que ficou encalhado na Praia do Embaré, em 2012. "Essa imagem me lembrou muito uma foto histórica que mostra o navio Ais Giorgis, que em 1974 encalhou próximo ao Canal 6. A minha foto mostra uma praia, em 2012, cheia, com o pessoal curtindo ao lado da embarcação encalhada.
Outra imagem da exposição que merece destaque é o lançamento do filme Pelé Eterno, uma grande festa no Cine Roxy, em Santos. "Foi a primeira vez que fotografei o Rei do Futebol. Tinha apenas três meses de fotografia, era eu com uma máquina e lente simples e os outros fotógrafos com verdadeiros arsenais de guerra, aquele empurra-empurra, mas que rendeu boas fotos", explica.
Pelé, aliás, é uma das personalidades que aparece mais de uma vez na exposição, já que na última década ele foi notícia constante. "Depois do lançamento do filme, ele participou da gravação de um comercial com o Robinho na Vila Belmiro. Na época eu estagiava no Santos FC, depois o lançamento das obras do Museu Pelé e a inauguração da Escolinha do Rei".
Política é outro assunto bastante abordado na exposição. Desde o debate entre os prefeituráveis de Santos, passando por um debate entre Lula e Alckmin na Record, até visitas do presidente Lula na Baixada, as férias dele no Guarujá, e a atual presidente (Dilma Roussef) na época em que ela era Ministra Chefe da Casa Civil e acompanhava Lula nas visitas à Santos. "Há uma foto de Dilma que considero especial, foi durante a visita dela ao 57º Congresso Estadual de Municípios, a foto com a expressão dela triste foi capa da revista Carta Capital, quando foi anunciado um câncer em Dilma, semanas depois da vinda à Santos, foi a minha primeira capa de revista", completa Leandro.
Cada foto tem a uma história que Leandro gosta de contar. Nem sempre o dia é perfeito, o clima ajuda e a posição escolhida para ficar foi a certa. "O futebol é uma loteria, o campo tem quatro cantos, em um jogo o gol pode ser do time oposto ao escolhido pelo fotógrafo para acompanhar, e se o gol é do time que você está acompanhando ainda tem de torcer para o jogador correr para o seu lado, senão a foto já era".
Há ainda os dias chuvosos, o frio, ou o calor intenso, entre outros problemas. "Em muitas pautas ficamos de longe, temos que explorar as lentes objetivas, ou o empurra empurra é tanto que temos de usar lentes grandes angulares e contar com a sorte de estar no lugar certo. Em outras, o problema é o ambiente escuro, muitas vezes, um inimigo para o fotógrafo".
Entre as dificuldades que mais enfrentou, Leandro lembra da final da Copa do Brasil em Salvador. "Choveu a semana inteira e o estádio Barradão fica em um antigo lixão. O gramado era uma lama só, o tênis afundava. Na comemoração do título teve fotógrafo caindo na lama, estava muito escorregadio, no dia seguinte, ao chegar em Santos, o tênis estava pesado e duro de tanta lama" Já no Japão, o que atrapalhou foi o frio. Antes da final, a temperatura estava perto do zero grau, mas a sensação térmica era negativa", explica.


Leandro se formou em Jornalismo pela Unisanta em 2005, mas desde 2003 trabalha na área, primeiro como jornalista e, após um ano, também como repórter fotográfico.
Aprendeu fotografia durante a faculdade de Jornalismo, no segundo ano. Com as aulas dos professores André Luis Ferreira e depois com Fabiano Accorsi.
Começou a se interessar pela fotografia e sua complexidade. A partir daí decidiu explorar mais este lado do curso de Jornalismo, pois havia o interesse em trabalhar como repórter da mídia impressa ou internet.
Graças à dedicação dos dois docentes, decidiu investir na fotografia, quando começou na área com uma câmera simples. Aperfeiçoou-se lendo, assistindo palestras e workshops sobre o assunto.
A escolha pelo Jornalismo começou em 2001, quando, no terceiro ano do Ensino Médio do colégio Santa Cecília, participou do Projeto Vozes de Santos, coordenado pelo jornalista Gilberto Dimenstein e acompanhado em Santos pelo jornalista Gustavo Klein, que na época editava o caderno Tribu, no jornal A Tribuna.
O resultado do projeto foi a edição de um livro com a união de vários textos publicados semanalmente no jornal. Esse foi o fator que fez com que Leandro decidisse entrar na faculdade de Jornalismo. Em 2002, o projeto ganhou um prêmio durante o GP Ayrton Senna de Jornalismo.
Nesses 10 anos, além de abrir um estúdio fotográfico focado em casamentos e eventos corporativos, Leandro nunca parou de fotografar para o Jornalismo. Graças a uma parceria, a partir de 2007, com as agências de fotografia Estado, Futura Press e ABCDigiPress, teve suas fotos publicadas em todo o mundo, tendo estampado as capas das revistas Carta Capital e Contigo, além de imagens no interior das revistas Veja e Caras, além de diversos jornais, como Jornal da Tarde, A Tribuna de Santos, Metro, Diário de São Paulo, Estado de São Paulo, Lance, entre vários veículo. Internacionalmente, suas fotos foram publicadas pela Agência EFE na Argentina, Uruguai, Chile, Bélgica, Espanha, México e Estados Unidos e na cobertura do Mundial Interclubes Fifa em sites de todos os cinco continentes.
Atualmente, Leandro também presta serviços para diversas empresas da região, como Transpetro, Miramar Shopping, Shopping Pátio Iporanga, Santos Arquidecor, Todeschini, entre outros.
Em 2013 fez sua primeira exposição fotográfica, focada em fotos de casamentos, em homenagem ao Dia dos Namorados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário