Bobby "Blue" Bland, o cantor de blues de voz suave morreu ontem aos 83 anos de complicações devido uma enfermidade crônica. Segundo seu filho, Rodd Bland, o cantor morreu em sua casa em Memphis, Tennesse cercado pelos parentes. Em 1912 foi homenageado no Memphis Music Hall of Fame.
Bland nasceu em Rosemark, Tennessee, e mudou-se para as proximidades de Memphis ainda adolescente onde tornou-se um membro fundador dos Beale Streeters, grupo que também incluía B.B. King e Johnny Ace.
Depois de uma temporada no exército, gravou com o lendário Sam Phillips (Sun Records), "descobridor" de Elvis Presley, Johnny Cash, Ike Turner e outros grandes nomes nos anos 50, e não demorou muito, ainda nesta década, para Bland começar a encontrar o sucesso.
Emplacou seu primeiro hit na categoria R&B com Further On Up the Road em 1957, e foi nessa época que ele ganhou o famoso apelido, extraído de sua canção Little Boy Blue, porque seu repertório era muito focado nos assuntos do amor. Com I’ll Take Care of You, no início de 1960, Bland lançou uma dúzia de hits de R&B seguidamente, incluindo Turn On Your Love Light, em 1961.
Das suas canções mais conhecidas, Call on Me e That’s the Way Love Is, ambas lançadas em 1963, e Ain’t Nothing You Can Do, em 1964.
Conhecido como o "Sinatra do Blues", suas influências passam por Nat King Cole, mas frequentemente gravava com arranjos ousados para acompanhar sua voz. Ele mesmo imitou Frank Sinatra na capa do álbum Two Steps From the Blues, em pé na frente de um edifício com um casaco jogado por cima do ombro.
Lawrence "Boo" Mitchell, filho do lendário músico e produtor Willie Mitchell, disse que ele trouxe um certo nível de classe para o estilo.
Da mesma geração de B.B. King, era um dos últimos conectados com as raízes do Blues. Teve seu nome inserido no Rock and Roll Hall of Fame em 1992 e foi uma influência para muitos jovens roqueiros.
Após a sua inclusão, a entidade percebeu que Bland era o segundo em importância, atrás apenas de B.B. King, como um produto da cena blues da Beale Street em Memphis.
Bland não era tão conhecido como muitos de seus contemporâneos, mas foi uma grande influência para as primeiras estrelas do rock. Muitas de suas canções, especialmente Further On Up the Road e I Pity the Fool, foram gravadas por jovens roqueiros, incluindo David Bowie e Eric Clapton
Aqui o assunto é música - todos os gêneros - e alguma literatura. Não vejo sentido em reproduzir o que já foi colocado na rede, por isso, produzo meu material. Produzo shows, entrevisto artistas e escritores e garimpo notícias e quando não tenho o que dizer, não digo nada. As postagens não obedecem uma periodicidade. O Nome Mannish Blog foi tirado da música Mannish Boy, de Muddy Waters, blueseiro do Mississippi considerado o elo entre o blues rural e o blues moderno. Espero que gostem do espaço e colaborem enviando informações.
Todas as despesas desse blog são custeadas pelo meu trabalho. Se você acha que deve pagar por essas informações, deposite qualquer quantia em: Banco Itaú - AG: 0268 CC: 31501-7 CNPJ: 14.240.073/0001-65. Obrigado e abraço.
Produtor cultural, criador dos Projetos Jazz, Bossa & Blues, Clube do Blues de Santos e Jazztimes. Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Santos. MTB - 33.533
Celebrating JON LORD
-
[image: A Magia de Jon Lord: O Mestre dos Teclados do Rock Progressivo]
A Magia de Jon Lord: O Mestre dos Teclados do Rock Progressivo
No vasto universo da...
-
Olá, reativando o Blog do Choro de Bolso, mas com uma novidade, a série
Rolê di Cumêbebê!
Choro de Bolso adora música, mas também adora cozinhar, comer e b...
Natureza morta
-
Nas areias de Praia Grande, onde Patrícia Galvão viveu na década de 40, em
performance da atriz Maíra de Souza (Foto: Márcia Costa) Solange Sohl
(pseudôni...