terça-feira, 31 de março de 2020

Morre Wallace Roney, vítima do corona virus


Um dos músicos de jazz mais importantes da atualidade, o trompetista Wallace Roney, morreu aos 59 anos vítima do corona virus nesta sexta-feira, dia 31 de março.
Roney estudou com as lendas Clark Terry, Dizzy Gilespie e Miles Davis até construir seu prórpio nome ao longo de uma carreira profissional de quase 45 anos. Com Davis, Roney estudou entre 1985 até 1991, até a morte do lendário trompetista. Em 1990 se apresentaram juntos no Montreaux Jazz Festival.
Gravou 21 discos como artista principal e participou de dezenas de outros artistas, inclusive sua ex esposa, a pianista Geri Allen.
Com ela gravou quatro discos, antes da morte de Allen, vítima de um câncer em junho de 2017. Eles já estavam divorciados. Roney se apresentou em quatro dos álbuns de Allen, começando com "Maroons" em 1992. A colaboração final ocorreu em 2006 com "Timeless Portraits and Dreams". 
Além dos artistas já citados, Roney tocou e gravou com Art Blakey, Kenny Barron, Chick Corea, Tony Willians, Joe DeFrancesco, Cindy Blackman e outros.
Wallace Roney morreu em New York, onde morava e epicentro da Covid-19 nos Estados Unidos. Deixou três filhos, frutos da união com Geri Allen. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário