quinta-feira, 26 de março de 2020

Soul Gumbo – 2014 – Raphael Wressnig


Minha parceria com o guitarrista brasileiro Igor Prado tem rendido bons trabalhos. Entre os shows que consegui trazer pra Santos, os americanos Lynwood Slim (harmônica), James Wheeler (guitarra), Tia Carrol (cantora) e Raphael Wressnig, organista austríaco que divide seu tempo tocando e gravando entre Europa e Estados Unidos. 
Foi quando ganhei o CD e o LP Soul Gumbo, um belo exemplo do peso e influência da música de New Orleans nos jovens músicos de jazz de todo o mundo.
Esse álbum faz parte da série de trabalhos soul gravados por Wressnig que inclui Soul Gift e Soul Connection, ambos parceria com Alex Schultz e o nosso Igor Prado, respectivamente.  
Especialista em Hammond B-3, Wressnig reuniu um time da big easy para gravar esse petardo recheado de souls e funks, onde o som de seu órgão brilha, despejando aquele timbre molhadão, característico.
O disco já começa com o funk pegadão Chasing Rainbows com a voz emprestada do cantor e gaitista nova iorquino Tad Robinson. Soulful Strout vem na mesma linha funky, só que instrumental, com seu parcerio de longa data, Alex Schultz, pilotando a guitarra.
O próximo tema inverte a imagem 180°. Trata-se de um tema soul vindo da alma. Brincadeira! Mas é pra dizer que as palavras de I Want Know saem das profundezas da garganta de Walter “Wolfman” Washington e colam no muro sonoro cimentado pelos metais de Antonio Gambrell (trompete), Jimmy Carpenter (sax tenor), e o Hammond de Wressnig. Uma porrada de sete minutos que, além de Wolfman, guitarrista, autor do tema e figura lendária de New Orleans, tem Schultz, George Porter Jr (baixo) e Stanton Moore (bateria).
Mustard Greens é mais um tema instrumental porrada seguido pela soul Sometimes I Wonder com a voz, e o piano wurlitzer de Jon Cleary e sax do convidado, que também já esteve aqui no brasa, “Sax” Gordon. Linda canção.
Tad Robinson e Alex Schultz voltam no blues Room With a View. Slivovitz For Joe e Soul Jazz Shuffle são verdadeiras jams, a primeira feita sob medida para o sax tenor de Harry Sokal brilhar, ambas com grandes intervenções dos teclados de Wressnig. 
O CD termina com a super soul Nobody Special com os vocais quase falados de Larry Garner. Nem essa e Soul Jazz Shuffle estão no LP. 
Assim como a música, a culinária de New Orleans também é muito diversificada, com influências de todos os povos que aportaram ali ao longo dos séculos. E há uma categoria profissional chamada saucier, ou seja, o cara que é especialista em molhos. E Weak Sauce é um funk com Stanton Moore groovando a lot no seu kit de bateria e mostrando o molho da cozinha de New Orleans. O álbum em vinil conta ainda com a potente Get the Money, que deixa bem claras as influências do Caribe, ali pertinho. 





Músicas CD
1 – Chasing Rainbows
2 – Soulful Strut
3 – I Want To Know
4 – Mustard Greens
5 – Sometimes I Wonder
6 – Room With a View
7 – Slivovitz For Joe
8 – Soul Jazz Shuffle
9 – Nobody Special

Músicas LP
1A – Chasing Rainbows
2A – Soulful Strut
3A – I Want To Know
4A – Mustard Greens

1B – Slivovitz For Joe
2B – Sometimes I Wonder
3B - Get the Money
4B - Weak Sauce

Nenhum comentário:

Postar um comentário