segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Contemporâneo de Robert Johnson, David "Honeyboy" Edwards morre aos 95


O contemporâneo de Robert Johnson, David “Honeyboy” Edwards, morreu com problemas no coração, ontem de manhã em seu apartamento em Chicago. Ele tinha 95 anos e era considerado o último blueseiro do Delta, uma história viva do blues.
Nascido em Shaw, Mississippi, Edwards ganhou a primeira guitarra de seu pai, um modelo da Sears comprada por quatro dólares de um trabalhador em uma fazenda das redondezas. Aos 14 anos, já com uma forma agressiva de tocar a slide, Edwards juntou-se a Big Joe Willians na estrada.
Ao chegar em Chicago, em 1953, automaticamente foi conhecido como lenda, pois a notícia de que estava no local quando Robert Johnson bebeu o  derradeiro gole de uísque correu a cidade rapidamente.
Gravou Drop Down Mama, para a Chess Records e entre suas músicas mais conhecidas estão Long Tall Woman Blues, Gamblim Man e Just Like Jesse James. Também ganhou uma biografia chamada The World Don't Owe Me Nothing, publicada em 1997. Em sua carreira acompanhou inúmeros músicos, podendo ser considerada uma verdadeira "who's who of blues": Robert Johnson, Charlie Patton, Robert Johnson, Charlie Patton, Sonny Boy Willianson (Rice Miller), Howlin' Wolf, Sunnyland Slim, Lightinin' Hopkins, Big Walter, Little Walter, Magic Sam e Muddy Waters.
Em 2008 ganhou um prêmio Grammy na categoria de melhor disco tradicional de blues e em 2010 ganhou outro pelo conjunto da obra. Sua última apresentação foi em 17 de abril no Juke Joint Festival and Cathead Mini-Festival in Clarksdale, no Mississippi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário