domingo, 1 de outubro de 2017

Mais um festival de jazz em Sampa, é o Jazz Sessions

Trio Corrente

Os apreciadores do jazz já têm compromisso entre os dias 05 e 08 de outubro no Shopping Pátio Higienópolis, em Sampa.
A programação do novo festival Jazz Sessions vai contar com dez bandas que tocarão no espaço a céu aberto e arborizado no boulevard do shopping. 
A curadoria é do JazzNosFundos, que começou como um clube de jazz na região oeste da cidade e hoje organiza apresentações em vários locais.
No sábado e domingo, haverá programação dedicada às crianças e oficina de tambores nos intervalos da programação. Tudo grátis.
Na quinta-feira, dia 05 de outubro, a partir das 19h, a norte americana Haley Peltz se apresenta com o Quarteto Feiticeiro, composto por Igor Pimenta (contrabaixo), Daniel Szafran (piano), Claudio Faria (trompete e flugelhorn) e Edu Nali (bateria). O show homenageia as divas do jazz, Ella Fiztgerald e Billie Holliday. 
Logo após, o Tuto Ferraz Quinteto, do compositor, baterista e produtor Tuto Ferraz, toca as músicas de seu álbum recente, o Funk Jazz Machine. O grupo é Tuto Ferraz (bateria), Agenor de Lorenzi (guitarra), Sidiel Vieira (baixo acústico), Josué dos Santos (sax tenor e soprano) e Pepe Cisneros (piano). 
Na sexta-feira, também a partir das 19h, A cantora Vanessa Moreno apresenta o show Em Movimento, homônimo ao seu primeiro trabalho solo. Na banda, Fábio Leal (guitarra), Wagner Vasconcelos (bateria) e Fi Maróstica (baixo).
O Hammond Grooves de Daniel Latorre (Hammond B-3), Felipe Galadri (guitarra) e Wagner Vasconcelos (bateria) apresenta um repertório de Soul/Jazz que homenageia grandes organistas da história, como Jimmy Smith, Jack McDuff, Dr.Lonnie Smith, Jimmy McGriff, Big John Patton e outros, além de composições do disco Funktastic. 
Sabadão, entre 13 e 19h, a Pequena Orquestra Interativa, cuja principal característica é a interatividade com o público, leva um repertório com sonoridades que misturam músicas dos balcãs, música klesmer, valsas malucas e música cigana. 
Há momentos em que todos devem emitir sons desafinados, participar de uma pequena partitura de percussão corporal para acompanhar a melodia, ou cantar a marcação rítmica de uma composição. Em cada número, uma nova surpresa para a plateia.
Em seguida o compositor, arranjador e mago do acordeon,  Toninho Ferragutti, apresenta seu mais recente projeto, uma formação em quinteto com grandes músicos e com sonoridade mais próxima do jazz.
Fechando o dia, David Kerr e Canastra Trio comemora 10 anos de carreira com o lançamento do disco Walkin’ in White Shoes, celebrando o repertório que o tornou uma referência na cena jazzística paulistana. David Kerr, Rodrigo Braga, Gustavo Sato e Edu Nali assinam a produção e os arranjos das músicas do disco com consagrados standards do Great American Songbook. 

Hammond Grooves

Por fim, mas não menos importante, no domingo, entre 13 e 19h, a New Orleans Street Jass Band brinda o público com o jazz tradicional e dançante, tal qual o surgido no início dos anos 1900 em Nova Orleans. Além da música bem executada, a diversão está sempre presente nos shows. Os músicos costumam sair do palco e passear entre os convidados. Com Guilherme Americano (clarinete), Marcelo Troni (cornet), Márcio Rafael (trombone), Gabriel Gentile (banjo). Daniel Grisanti (contrabaixo), Uirá Moreira (bateria) e Alexandre Hage (piano). 
O premiado Trio Corrente Fábio Torres (piano), Paulo Paulelli (baixo) e Edu Ribeiro (bateria),  apresenta repertório com temas de seus quatro discos, além de outros próprios e de  grandes compositores. Trio Corrente é um dos grupos de maior destaque na cena da música instrumental da atualidade. Vencedor do Grammy Latino e do Grammy Americano com o álbum “Song for Maura” com Paquito D’Rivera, em 2014.
Fechando a programação do festival, a compositora e cantora espanhola que mora no Brasil, Alba Santos, mostra seu trabalho autoral, fruto de pesquisa sobre as sonoridades brasileiras e sul americanas. Na banda, Robson Nogueira, Fellipi Sodre e Thiago Alves. 

Serviço:
O shopping fica na Av. Higienópolis, 618, com entradas alternativas pela Rua Dr. Veiga Filho, 133 e Rua Dr. Albuquerque Lins.
A entrada é gratuita. O evento conta com cardápio especial da Forneria San Paulo, de comes e bebes, com opções de até R$ 20. 
Cada apresentação tem uma hora em média com intervalo entre elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário