quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Os Outubros de Taiguara é lançado em Santos pela livraria Realejo

A obra de Janes Rocha revela detalhes inéditos sobre a perseguição pela ditadura e censura ao trabalho do artista. O lançamento é na sexta-feira, dia 20, a partir das 18h30 


Escrito pela jornalista Janes Rocha, “Os outubros de Taiguara” traz em destaque um amplo levantamento da ação da censura e dos arapongas sobre o trabalho deste que foi um dos artistas mais perseguidos pela ditadura militar. 
A partir do conteúdo de documentos depositados no Arquivo Nacional e no extinto Serviço Nacional de Inteligência (SNI) das Forças Armadas, a autora de mostra detalhes inéditos de como a repressão prejudicou o trabalho desse artista. Mais de 80 de suas canções foram vetadas pela censura e um disco inteiro – “Imyra, Tayra, Ipy, Taiguara” – foi recolhido por agentes policiais em 1976, pouco depois de chegar às lojas.
Dono de grande talento, sensibilidade e criatividade, Taiguara ficou conhecido por canções como Hoje, Universo no teu corpo, Helena, Helena, Helena e Modinha, estas três últimas que ficaram entre as finalistas dos famosos festivais de Música Popular Brasileira dos anos 1960. Além de canções de sua autoria, ele fez belíssimas interpretações de Vinicius de Moraes, Tom Jobim e Chico Buarque e muitos outros ícones da MPB.
No início de sua carreira, Taiguara reunia em suas músicas elementos de bossa nova, jazz, samba e pop. Ao longo do tempo, seu trabalho ficou muito mais rico com ritmos latino-americanos e africanos. Taiguara faleceu com apenas 50 anos, em fevereiro de 1996, deixando mais de uma centena de músicas escritas, porém não gravadas.
Com prefácio do jornalista e escritor João Gabriel de Lima e uma introdução do jornalista e crítico musical Tárik de Souza, o livro faz parte de um projeto de recuperação do trabalho de Taiguara que já resultou no relançamento do disco “Imyra, Tayra, Ipy, Taiguara” em CD, entre outras iniciativas. A Realejo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário