quinta-feira, 16 de junho de 2016

Parque Villa Lobos em São Paulo recebe grande festival no sábado dia 18 de junho

Com entrada franca, o BB Seguridade de Blues e Jazz, recebe O Bando, Maria Gadú com participação de Tony Gordon, Marco Lobo Quinteto e David Liebman, Toninho Horta, Steve Guyger, Orleans Street Jazz Band, Orquestra Voadora e B4 Jazz Quartet são as atrações. O festival ainda passará por Brasília, Porto Alegre e Recife

Toninho Horta

A programação mescla blues, jazz e MPB e traz como destaque um show inédito de Maria Gadú, que cantará blues e terá como parceiro o experiente e talentoso cantor paulistano Tony Gordon.
O Marco Lobo Quinteto, liderado pelo consagrado percussionista Marco Lobo, se apresenta com o renomado saxofonista David Liebman. 
O músico norte-americano está na estrada desde os anos 1960 e é conhecido pelo trabalho com seu próprio grupo e também por ter tocado e gravado com lendas do jazz do porte de Miles Davis, Elvin Jones e Chick Corea.
O gaitista, cantor e compositor norte-americano de blues Steve Guyger é outro nome forte na programação de São Paulo, tendo no currículo mais de cinco CDs solos e atuações com nomes históricos do blues como Jimmy Rogers e Charlie Musselwhite.
Toninho Horta, guitarrista, cantor e compositor que surgiu na década de 1970 como um dos parceiros do mitológico Clube da Esquina de Milton Nascimento, o grupo mineiro O Bando, a Orleans Street Jazz Band, a Orquestra Voadora e a banda paulistana B4 Jazz Quartet completam o time.
O festival prosseguirá para Brasília no dia 25 de junho, no Parque da Cidade - Estacionamento 4, com a mesma programação. O evento ainda seguirá para Porto Alegre e Recife no segundo semestre.
O patrocínio do evento é do Banco do Brasil Seguridade, e a realização da Marolo Produções.
Em 2015, em sua edição inaugural, o Festival BB Seguridade de Blues e Jazz levou a São Paulo e Brasília nomes como Stanley Jordan, Ana Carolina, Blues Etílicos, Nuno Mindélis e Zélia Duncan, com grande repercussão.

Atrações:

Maria Gadú
Fará um show de Blues que está sendo preparado especialmente para esse projeto. Em fase final de montagem e ensaios, o show promete um repertório de grandes sucessos do Blues, que será divulgado em breve. Para dar um toque ainda mais especial, Maria Gadú convidou o paulistano Tony Gordon para cantar algumas músicas com ela. 
Atualmente, Maria Gadú está em turnê do disco “Guelã”. Lançado em 2015, o álbum foi indicado ao Grammy Latino na categoria “melhor álbum de Música Popular Brasileira”.
Ficha técnica - Maria Gadú – voz e guitarra, Conrado Goys – guitarra, Thiago Big Rabello – bateria, Lucas Cirillo – gaita, Dudinha – baixo - Participação de Tony Gordon – voz.

Steve Guyger (participação de Flávio Guimarães)
O cantor, compositor e gaitista americano Steve Guyger, natural da Philadélfia, é considerado um dos principais nomes do blues mundial.  Tendo acompanhado por vários anos em turnês o grande Jimmy Rogers, coleciona elogios enfáticos de seus colegas de instrumento: o saudoso William Clarke chamou Steve de “o melhor gaitista que já vi na vida”. É um cantor de timbre grave e encorpado com uma performance de palco contagiante.
Nos últimos trinta anos, Steve Guyger fez inúmeras turnês com Jimmy Rogers, Lousianna Red e com a banda “The Excellos”, com quem tem cinco álbuns lançados.Lançou mais 8 CDs nas mais diferentes formações.  Sua forma de tocar e cantar, bem como seu carisma no palco, o coloca na elite dos músicos do estilo.
Steve Guyger acaba de lançar um livro e DVD sobre técnicas para a harmônica blues.
Seu mais recente trabalho é um CD coletivo em homenagem a Big Walter Horton, com alguns dos mais expressivos músicos de blues americanos, dentre eles Kim Wilson e Mark Hummel.
No 2º Festival BB Seguridade de Blues e Jazz, Steve Guyger se apresenta com uma banda formada por músicos brasileiros e conta ainda com a participação especial do gaitista Flávio Guimarães, reconhecido tanto pelo seu trabalho solo quanto coletivo, no Blues Etílicos.
Entre as músicas do set list:  Let's Rock Tonight - Darrel Higham, I Need My Baby - Jackey Beavers e Rib Shack Boogie -  Steve Guyger.
Ficha técnica - Steve Guyger – voz e gaita, Flávio Guimarães – participação especial, gaita, Netto Rockfeller- guitarra, Danilo Simi – guitarra, Marcos Kliss – baixo e Danilo Hansen – bateria.

Toninho Horta e Orquestra Fantasma
O mineiro Toninho Horta, considerado um dos maiores guitarristas brasileiros de jazz, se apresenta no 2º Festival BB Seguridade de Blues e Jazz com a Orquestra Fantasma, resgatando a formação da década de 80 e, também, a sua própria história. O nome “Orquestra Fantasma” surgiu como complemento do título “Terra dos Pássaros”, primeiro álbum solo de Toninho. A intenção era de obter coloridos orquestrais como uma orquestra fictícia sem violinos, cellos e trompas reais; estes sons eram criados por Hugo Fattoruso e Toninho com seus mini-mugs, guitarras e pedais de volume.
Em 1981 Toninho convidou André Dequech (teclados, que, no Festival, ficarão a cargo de Lisandro Massa ), Lena Horta (flauta), Iuri Popoff (baixo) e Esdra “Neném” Ferreira (bateria) a formarem uma banda pra promover seus mais recentes discos lançados na época: “Terra dos Pássaros” (1979) e “Toninho Horta” (1980). Os primeiros concertos foram na Fundação Getulio Vargas (São Paulo), Planetário da Gávea (Rio), Teatro Carlos Gomes (Vitória), Teatro Nacional (Brasília - abrindo a série de shows populares) e Teatro da Imprensa Oficial (Belo Horizonte). Atualmente se preparam para gravar o primeiro registro juntos,  “Toninho Horta e Orquestra Fantasma” com previsão de lançamento para 2016.
Entre as músicas do set list: Músicas: Manuel, o audaz (Toninho Horta e Fernando Brant), Francisca (Toninho Horta), Era Só Começo Nosso Fim (Iuri Popoff).
Ficha técnica - Toninho Horta – voz, violão e guitarras, Lena Horta – flauta, Iuri Popoff – baixo,  Lisandro Massa – teclados e Esdra Expedito Ferreira (Neném) – bateria.

David Liebman

Marco Lobo Quinteto convida David Liebman
Marco Lobo iniciou a carreira artística aos 14 anos, no circuito noturno de Salvador, tocando com Abel Lobo e Jorge Zarath, Banda Beijo, Gerônimo, Margareth Menezes, Armandinho, e ainda Dodô e Osmar, em muitos Carnavais. Construiu uma sólida trajetória, tocando com grandes nomes da música como Milton Nascimento, Caetano Veloso, Marisa Monte, Leo Gandelman, entre outros. É, hoje, um dos grandes percussionistas do Brasil. Em 2015 montou o Marco Lobo Quinteto, que conta com companheiros de estrada com os quais atuou acompanhando medalhões da MPB. Marco Lobo participou como percussionista de mais de 30 discos de grandes nomes da música brasileira e mundial, e tem dois álbuns solo, Marco Lobo (2011) e Aláfia (2007).
Liebman é considerado um dos maiores saxofonistas da música contemporânea. Miles Davis, Elvin Jones, Chick Corea, John McLaughlin, McCoy Tyner, entre outros. Foi indicado diversas vezes ao Grammy, e vencedor na categoria Sax Soprano do Downbeat/Jazz Times Critics/JEN Poll. Participou de mais de 500 gravações e é o fundador da International Association of Schools of Jazz (IASJ). Perto de completar 50 anos de carreira, David Liebman montou um novo grupo musical, só com jovens músicos, chamado “Expansions”, com o qual está atualmente em turnê europeia.
Entre as musicas do Set list estão: Lobine ( Widor Santiago), Baião pra Santo Antônio (Gastão Villeroy e Marco Lobo) e Lilia (Milton Nascimento).
Ficha técnica - Marco Lobo – percussão, David Liebman – Saxofone, Vidor Santiago – sax e flauta
Kiko Continentino – teclados, Erivelton Silva – bateria, Gastão Villeroy – baixo elétrico.
  
B4 Jazz Quartet
Buscando diferentes e inovadoras formas de realizar a música instrumental brasileira, o guitarrista Willie Daniel criou o B4 Jazz Quartet. O grupo mescla o jazz tradicional a vários ritmos como a música brasileira, o pop, o rock, o funk, trazendo ao palco a sonoridade dos quartetos de jazz com a seguinte formação: piano elétrico, guitarra, baixo elétrico e bateria.
Entre as músicas do set list: Come Together (The Beatles), O Morro não tem Vez (Tom Jobim) e Billies Bounce (Charlie Parker).
Ficha técnica - Willie Daniel – guitarra, Ary Holland - piano elétrico, Geraldo Vieira - baixo elétrico  e Lael Medina – bateria.

O Bando
Minas Gerais é berço de grandes talentos musicais, é o coração do Clube da Esquina. Mas, entre as montanhas de Minas também pulsam fortes estilos como o blues e o rock and roll. O grupo mineiro O Bando apresenta o melhor do Blues, mesclando grandes sucessos a um repertório próprio.  Os mineiros já se apresentaram ao lado de nomes como Os Paralamas do Sucesso no Circuito Brasil Musical, em João Pessoa (PB), entre outros. O Bando tradicionalmente faz a abertura do Festival Música do Mundo, que está na 6ª edição.
O grupo, conterrâneo de Milton Nascimento, viajou pelo Brasil ao lado do ícone da MPB na turnê do disco “...E a gente sonhando”, entre outros projetos. Atualmente, os integrantes de O Bando também desenvolvem projetos paralelos, como o Ummagumma – The Brazilian Pink Floyd (principal cover do Pink Floyd do Brasil), idealizado e liderado pelo vocalista e guitarrista Bruno Morais.
Entre as músicas do set list: Jessica (The Allman Brothers Band), Before you accuse me ( Bo Diddley) e Paraíso de Pedra (Dentinho).
Ficha Técnica - Felipe Duarte – guitarra e vocal, Bruno Morais – guitarra e vocal, Alessandro Brito – bateria, Dayvid Castro – contrabaixo, Mazinho – teclados.
  
Orleans Steet Jazz Band
Orleans Street Jazz Band é uma tradicional banda de Street Jazz de São Paulo, já se apresentou no Rock in Rio, entre diversos outros festivais. Uma das características do grupo é realizar suas performances no solo, circulando pelo meio do público.
Entre as músicas do set list:  Ice cream – H. Johnson, B. Moll, R.King, Georgia on my mind – Ray Charles e I' ve found a new baby – Ethel Waters.
Ficha técnica - Alexssandro Rodrigues da Silva – Tuba, Flávio Rodrigues Nunes Junior – Banjo, Eloy Porto Neto – Trombone, Dalmo Di Napoli Guzela – Washboard, Washington Feliciano de Barros – Trompete e Augusto Cesar da Silva Vechini – Sax.

Orquestra Voadora
Formada em fevereiro de 2008 a partir de encontros em diversos blocos de carnaval do Rio de Janeiro, a Orquestra Voadora alçou os primeiros voos pelas ruas do Rio de Janeiro apropriando-se do espaço público e dando início a uma renovação do conceito de ‘fanfarras’ no Brasil. Com a ideia de aproximar o tradicional formato das bandas de sopro e percussão a um repertório moderno e eclético, a brassband carioca surpreendeu ao apresentar inspiradas releituras de clássicos da música brasileira e mundial e fazendo de suas performances verdadeiras catarses sensoriais.
Das ruas, a Orquestra foi para os palcos. Além do Rio de Janeiro, estiveram em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Brasília, Vitória, e também por ares internacionais, com elogiadas apresentações por França, Portugal, Espanha, Inglaterra, Bélgica e Colômbia. 
A rua não deixou de fazer parte da rotina da banda. Hoje a cidade vive um momento muito especial, são muitas fanfarras que surgiram direta ou indiretamente das oficinas e do desfile de carnaval da Orquestra Voadora que, em menos de dez anos de vida, leva mais de cem mil pessoas para o Aterro do Flamengo durante o carnaval. A Orquestra Voadora é parte de uma cena que cresce e valoriza, de ocupação urbana e encontros coletivos.
Entre as músicas do set list: Sonido Amazonico - Chicha Libre, African Battle - Manu Dibango,  e Pagode Russo - Luiz Gonzaga.
Ficha técnica - André Fioroti - bateria e percussão, André Ramos – saxofone, Daniel Paiva - trompete
Hugo Prazeres – percussão, Juliano Pires – trombone, Leonardo Campos - trombone
Lula Mattos – percussão, Marcelo Azevedo – surdo, Marco Serra Grande - trombone
Pedro Araujo – percussão, Tiago Rodrigues – trompete, Tom Huet – tuba e Vicente Quintela – trompete.

Serviço:
Dia 18/6 - sábado
Parque Villa-Lobos / Ilha musical - das 11h ás 19h
Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001
Alto dos Pinheiros - São Paulo - SP -
Estacionamento no Local – grátis -  Vagas limitadas
Classificação Indicativa: livre
Gratuito


Nenhum comentário:

Postar um comentário