sábado, 25 de outubro de 2014

Morre Jack Bruce aos 71


Morreu hoje em Suffolk (ING) o músico e compositor Jack Bruce. Com Eric Clapton e Ginger Baker, Bruce foi responsável pela fundação do Cream, uma das lendárias bandas de rock inglês dos anos 60.
Bruce compôs e cantou o maior hino do Cream, Sunshine Of Your Love, tocada e gravada por muitas bandas que vieram depois, inclusive um certo Jimi Hendrix, um dos seus maiores fãs.
Nascido em Glasgow (ESC), em 1943, e estudou na Bellahouston Academy e na Royal Scottish Academy of Music, onde ganhou bolsa de estudos para o violoncello e composição.
Após terminar os estudos foi para Londres onde agrupou-se na banda de Alex Korner, considerado um dos pais do blues inglês. A banda era o Blues Inc, onde tocava o baterista Charlie Watts que mais tarde migraria para um conjunto iniciante chamado The Rolling Stones.
Antes de se juntar ao Cream definitivamente, Bruce tocou também no John Mayall’s Blues Breakers e no Manfred Mann. O formato power trio, o qual os músicos têm de mostrar tudo o que sabem e na maior intensidade, fez os membros do Cream serem aclamados no mundo inteiro, dentro e fora da cena roqueira.
 Após deixar a banda, Jack Bruce foi para o lado do jazz associando-se a John McLaughlin, Carlos Santana, Larry Coryell, Tony Willians, Frank Zappa, Leslie West, Carla Bley e Billy Cobhan. Os melhores.
Em 2005 o Cream reuniu-se de novo para uma apresentação no Royal Albert Hall, em Londres, que se transformou em um ótimo DVD duplo, ainda disponível.
Jack morreu em casa, ao lado de sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário