terça-feira, 9 de abril de 2013

Sai no Brasil a primeira edição de O Clube dos 27: Amy Winehouse



Pergunta 1 - Além de ícones do rock, o que é que Jim Morrison, Janis Joplin, Kurt Cobain, Jimi Hendrix, Brian Jones e Amy Winehouse têm, tinham, ou passaram a ter, em comum?
Todos morreram aos 27 anos, no auge de suas vidas e de suas carreiras musicais.
Contar essas histórias é o objetivo de uma série de livros da Conrad Editora que sai essa semana em circuito nacional, o Clube dos 27.
Pergunta 2 - Mas qual é a novidade, se os roqueiros brasileiros estão cabeludos de saber a história dos seus ídolos?
A boa sacada é que o lançamento da Conrad, que já lançou muita coisa legal no mesmo formato, será em livros/quadrinhos. 
Este clube foi inaugurado por Robert Johnson, nos anos 1930, um dos bluesmen mais influentes da história. Ele teria vendido sua alma ao diabo em troca virtuosidade no violão. Aos 27 anos é a hora de pagar o preço. Essa lenda, que há muito tempo permeia o mundo do rock, ganhou força com outros músicos que também morreram na mesma idade.
Quem abre a série é Amy Winehouse, talvez pela proximidade com o público jovem que a editora quer atingir. Amy morreu há menos de dois anos, em 23 de julho de 2011.
Trata-se de uma história em quadrinhos que busca o retrato dos principais momentos da vida pessoal e profissional da artista.
A voz inconfundível de Amy fez a alegria dos amantes do soul e suas confusões a dos jornalistas de tablóides ingleses. Não faltam os momentos de composição e shows, mas também as brigas conjugais, depressões repetitivas, vício nas drogas, alcoolismo e a reputação explosiva.
Depois de um período em baixa e de fraca criação, Amy faz um pacto e esse é o momento da virada na sua carreira. O texto é simples e bastante direto e as ilustrações complementam o que os diálogos não podem dizer. Esse primeiro volume da série é assinado pelos jornalistas especializados em música Christophe Goffette e Patrick Eudeline. O desenho é de Javi Fernandez.
A coleção O Clube dos 27 tem origem na França e teve seu primeiro volume lançado por lá no final do ano passado. Os outros volumes da série ainda não estão prontos, mas a programação da editora francesa é que seja lançado uma edição por ano. O Segundo artista retratado na coleção será o vocalista da banda Nirvana. A previsão é que a HQ de Kurt Cobain seja lançada no final deste ano na França, chegando ao Brasil em 2014.
 
Serviço:
 
Livro: Amy Winehouse
Autores: Christophe Goffette e Patrick Eudeline (roteiro) e Javi Fernandez (desenho)
Tradução: Diego de Kerchove
Editora: Conrad
Páginas: 48
Preço: R$ 39,90




Um comentário: