sexta-feira, 20 de julho de 2012

Giba Byblos é o primeiro convidado do Clube do Blues de Santos

O guitarrista é o convidado da banda oficial do Clube do Blues: Filippe Dias (guitarra), Alvaro Alves (baixo) e Jeferson Rodrigues (bateria). Com criação e produção do Mannish Blog



A experiência de anos tocando blues como sideman do gaitista Ivan Márcio deu régua e compasso para o guitarrista Gilberto Moufarrege. Ele se tornou o personagem Giba Byblos, amante de sapatos de duas cores e sapatos de couro de cobra. Às vezes calças e paletós vermelhos. Sempre, guitarras vermelhas. Na aparência, um gangster do blues.
Mas tudo isso faz parte de uma estética engendrada para entreter a audiência. Tudo faz parte do show. Característica do blues relegada ao segundo plano, mas que os mestres B.B. King e Buddy Guy nunca deixaram de lado. 
Hoje o blues é apresentado nas grandes cidades e casas noturnas e quem vai a um show desses quer se divertir e dançar. Música boa para os ouvidos e para os quadris. Esqueçam as plantações e as chain gangs.
Seu disco se chama My Duty e o show se chama Talking ‘Bout Chicago (Falando Sobre Chicago). Um projeto criado por Giba que reúne todo o mise em scéne do blues da cidade conhecida como a capital do blues mundial: figurino, linguagem, guitarra tocada no meio da platéia, guitarra tocada nas costas como T Bone Walker. “Falar sobre Chicago é falar sobre entretenimento”, segundo Giba.
Além do show cheio de bom humor e malícia, Giba lançou no final de 2011, um dos melhores discos de blues lançados no Brasil.  
My Duty, cuja produção de Ivan Márcio reforça a parceria com seu mais antigo colaborador, traz novas perspectivas ao gênero no Brasil. Até então, o blues feito na terra de Pixinguinha era sisudo, salvo algumas exceções: André Christovam e Blues Etílicos. 
O tema My Duty começa com uma introdução chic, um blues nervoso composto pelo próprio e vem com uma letra sacana. Junior Bought Me a Jim é uma grande sacada. Conta uma passagem mais do que inusitada de envolvendo Giba, Sugar Blue e a lenda Junior Wells - confira toda história nessa entrevista - No mais, Giba recria temas clássicos sob sua ótica.

Clube do Blues de Santos - convidado Giba Byblos
Data: Terça-feira alternadas a partir de 26 de junho
Horário: 20h30
Local: Studio Rock Café
Endereço: Av. Marechal Deodoro, 110 – Gonzaga - Santos
Couvert: R$ 12,00

Próximas datas até o final do ano: 07 de agosto (Lurrie Bell e Big Chico); 21 de agosto; 04 de setembro; 18 de setembro; 02 de outubro; 16 de outubro; 30 de outubro; 13 de novembro; 27 de novembro e 11 dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário