quinta-feira, 17 de julho de 2014

Johnny Winter morre com shows marcados no Brasil

Turner, Winter e Shannon

A cena blues mundial amanheceu de luto. Johnny Winter, irmão do multi-instrumentista Edgar Winter e um dos guitarristas mais cultuados do mundo, morreu aos 70 anos em Zurique, na Suiça.
A informação foi publicada nesta quinta-feira (17) no perfil oficial do músico no Facebook e, segundo os familiares do artista, um comunicado oficial com mais detalhes deve ser emitido no momento apropriado.
O texano John Dawson Winter III começou a tocar guitarra muito cedo. Seu primeiro disco, School Day Blues, foi lançado quando Winter tinha apenas 15 anos de idade. Em 1968 formou um super trio com o baixista Tommy Shannon e o baterista Uncle John Turner. O álbum clássico Johnny Winter foi lançado no final do ano gerando grande entre público e crítica especializada. Em 1969 o trio se apresentou em vários festivais, incluindo o lendário Woodstock.
Johnny sempre teve problemas com drogas pesadas, o que influenciaria de forma negativa a sua carreira musical. Em uma de suas fases “limpas” lançou um de seus álbuns mais cultuados Still Alive and Well (1973).
Em 1977 produziu álbuns de Muddy Waters que promoveram a volta deste ao cenário musical: Hard Again (1977), I’m Ready (1978), Muddy “Mississippi” Waters (1979) e King Bee (1981). A parceria resultaria em várias indicações ao Grammy.
Em 1988 foi incluído no "Hall da Fama do Blues", mas ao mesmo tempo as drogas afastaram Winter das grandes turnês, pois sua dependência não o permitia passar muito tempo dentro de aviões. 
Seu último álbum lançado no Brasil foi I’m a Bluesman que o trouxe ao país pela primeira vez.
Tenho uma história incrível relacionada a esse show. Ganhei dois ingressos grátis, mas fui chamado para realizar uma grande produção no mesmo dia do show em São Paulo. O trabalho me renderia oito mil reais, a oferta era irrecusável.
Acabei não indo no show do Johnny Winter para trabalhar nesse outro show, ainda tomei o calote nos oito mil reais e nem vi o show do meu herói da guitarra.  
A esperança de ver o Johnny permanecia acesa até a manhã desse dia 17 de julho, o site oficial do artista já estava divulgando as datas de sua próxima turnê pelo Brasil e América do Sul, dia 09 de outubro, Teatro Guaira, Curitiba; dia 12, Clube Juventus, São Paulo; dia 14, Teatro Caupolican, Santiago, Chile e dias 16 e 17, Teatro Gran Rex, Buenos Aires, Argentina.
A turnê seria para divulgar seu mais recente trabalho que ainda está em fase de pré-venda, o álbum Step Back.


Nenhum comentário:

Postar um comentário