quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ativista Carlos Moore lança biografia de Fela Kuti em Santos


Fela Kuti - Musicalmente ele é tão importante quanto Bob Marley. Politicamente, quanto Malcoln X. O artista Fela Kuti tornou-se um dos principais nomes das artes e ativismo racial africanos a partir dos anos 70.
Só podia dar nisso, sendo filho de um pastor protestante, diretor de escola e o primeiro presidente da União Nigeriana de Professores, e de uma ativista feminista.
Nascido e crescido na Nigéria, Fela Anikulapo Kuti foi o forjador do Afrobeat, gênero musical baseado no rock, jazz fusion e ritmos africanos. 
Mais do que isso, mesmo perseguido e espancado pelas autoridades de seu país, trabalhou como produtor de rádio, fundou conjuntos musicais e viajou pelo país e pelo mundo pregando igualdade.
Pelos rotuladores de plantão, a música vibrante de Fela empalideceu, passou a ser reconhecida como “World Music”, excrescência midiática que permanece até os dias de hoje.
Sobre tudo isso, o professor Carlos Moore vem a Santos para falar de Fela Kuti a partir da biografia escrita por ele mesmo. “Fela foi um gigante e usou seu poder criativo, como músico, para propagar essa nova orientação ideológica do panafricanismo. É por isso que me juntei a ele e que estimei que havia que escrever um livro sobre sua vida. Eu queria que o mundo inteiro ouvisse a mensagem que carregava na sua musica maravilhosa e nos seus pronunciamentos”, conta o ativista político.


Carlos Moore Wedderburn - Nasceu e cresceu em Cuba. Recebeu uma formação interdisciplinar (Etnologia, Sociologia, História, Antropologia) na Universidade de Paris. Obteve dois Ph.Ds, inclusive o prestigiado Doutorado de Estado. Morou e trabalhou na Europa por quinze anos (França), na África por oito anos (Egito, Nigéria e Senegal), no Caribe por dezoito (Trinidad-Tobago, Guadalupe, Martinica), e viajou intensamente pelo sudeste da Ásia  (Filipinas, Australia, Ilhas Fidji, Papua Nova Guiné, Indonésia) em projetos de pesquisa, tendo agora fixado residência permanente no Brasil.
Fluente em cinco línguas (francês, inglês, espanhol. Português e creoulo), Moore Wedderburn possui expertise em assuntos internacionais e o impacto que questões de raça, etnia e gênero exercem sobre a sociedade. Ele foi Consultor Pessoal em Assuntos Latino-Americanos do Dr. Edwin Carrington, Secretário Geral da Organização da Comunidade do Caribe (CARICOM), de 1966 a 2000, e do Dr. Edem Kodjo, Secretário Geral da União Africana (UA), de 1982 a 1983. 
Moore Wedderburn  é Chefe de Pesquisa na Escola para Estudos de Pós Graduação e Pesquisa, na Universidade do Caribe (UWI), Kingston, Jamaica.

Serviço:

Lançamento - Fela Kuti por Carlos Moore
Data: 08 de outubro
Horário: 17 horas
Local: Sesc Santos
Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida
Preço: Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário