sexta-feira, 13 de maio de 2011

Todos os estilos no disco Standing My Ground de Clarence "Gatemouth" Brown


Clarence Gatemouth Brown era um cara invocado. Também, vivam chamando o cara de bluesman sabendo que ele não gostava. Quando isso ocorria, fechava a cara e logo mandava uma resposta atravessada. Considerava-se músico e ponto.
Transitava por todos os gêneros norte-americanos com desenvoltura: country, blues, jazz, boogie, bluegrass, cajun e afins. O ecletismo, dizia, era conselho do pai para que nunca ficasse desempregado. Era também multi-instrumentista, tocava, além da guitarra, seu principal instrumento, violino, viola, bandolim, baixo, bateria e harmônica.
Todas as cores da música de Clarence Gatemouth Brown está em Standing My Ground, CD lançado no Brasil no começo da década de 90 pela Alligator.
Além da foto de um coroa com chapelão de caubói empunhado uma guitarra e que na contracapa aparecia com um cachimbo na boca, o que mais me chamou a atenção foi Got My Mojo Working, imortalizada por Muddy Waters, na lista das músicas. Achei que estava levando pra casa um disco de blues. Grata surpresa, não era.
A música que abre o disco não tem nada a ver com a Got My Mojo Working que estamos acostumados ouvir. Começa com uma introdução de guitarra matadora, baixo e bateria pulsantes, seguidos por uma seção de metais completa. A voz entra em seguida, mas o principal mesmo é o instrumental. Direito a um solo de trompete seguido por um de guitarra de Brown. Got My Mojo como nunca havíamos ouvido, originalíssima.
Born In Louisiana é um dos hinos de Brown, traz o mesmo ao violino já arrebentando na introdução. “I was born in Louisiana and raised on Texas side”, canta Brown. Isso explica todas as suas influências.
Coll Jazz, a terceira, não faz jus ao nome. Tem um baixo bem marcado e uma seção de metais agressiva, e mais uma vez Brown brilha dedilhando sua guitarra e tirando as notas limpas e precisas.
I Hate These Doggone Blues, essa sim, um slow blues daqueles com direito a seção de metais, solo de saxofone e muito bom humor. Brown conversa com a guitarra fazendo a bichinha falar. Que timbre.

Músicas
1 – Got My Mojo Working
2 – Born In Louisiana
3 – Cool Jazz
4 – I Hate These Doggone Blues
5 – She Walks Right In
6 – Leftover Blues
7 – Louisiana Zydeco
8 – What Am I Living For
9 – Never Unpack Your Suitcase

Nenhum comentário:

Postar um comentário