quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Hard Again traz Muddy Waters mais afiado do que nunca


Inicio hoje mais um espaço no Mannish Blog, trata-se da coluna Meus Discos. Como o nome diz, vou fazer a rapa nos lps e cds aqui de casa e contar um pouco da história de cada um deles. O critério de escolha não obedece nenhuma ordem pré estabelecida, a não ser meu gosto e vontade.
Também não há  a mínima pretensão de apontar um disco como melhor do que outro ou fazer aquelas listas idiotas dos 10 melhores lps de blues ou cem melhores cds de rock. This is bullshit.
A única pretensão é que os leitores gostem (ou não), mas participem. Então, vamo que vamo:

Hard Again (Muddy Waters)
Dentre tantos clássicos gravados pelo mestre do blues de Chicago, acabei escolhendo o disco Hard Again para abrir essa série por um bom motivo: foi o primeiro disco de quatro - I'm Ready, Muddy Mississippi Waters e King Bee foram os outros - gravado por Muddy, antes de morrer em 30 de abril de 1983.
Hard Again foi gravado em 1977 e mostra um Muddy Waters ainda cheio de energia  cercado por um time de primeira arregimentado pelo guitarrista Johnny Winter e que incluia James Cotton (harmônica), Pinetop Perkins (piano), Bob Margolin (guitarra), Charles Calmese (baixo), Willie "Big Eyes" Smith (bateria), além do próprio Winter na guitarra.
Não por acaso, a clássica Mannish Boy abre o disco que ajudou a resgatar Muddy do ostracismo. Bus Driver vem em seguida com Johnny Winter quebrando tudo na slide.
O que torna o disco interessante é que a produção não limou as conversas no estúdio e por algumas vezes ouve-se Muddy Waters falando com a banda. Como as sessões foram gravadas ao vivo no estúdio o disco ganha um clima de bar que captura a essência selvagem do blues. Algumas vezes a bagunça é tanta que dois ou três músicos solam ao mesmo tempo, mas quem disse que não há beleza no caos.
O blues de Chicago explode em Jealous Hearted Man, um tema impressionante de 4:23, um verdadeira aula de blues, com solo de James Cotton e Big Eyes socando seu kit. A próxima é I Can't Be Satisfied com Winter passeando com destreza com bottleneck pelo braço de uma National Steel evoz de Muddy sem interferências.
O blues rock pungente de The Blues Had a Baby and They Name it Rock and Roll vem para mudar um pouco o clima, logo retomado por Deep Down in Florida, um blues lento onde Winter, Margolin e Cotton brilham juntos.
Em Crosseyed Girl o veterano Pinetop Perkins mostra porque é um dos nomes mais importantes do piano blues. Enquanto sola não deixa de fazer a ligação para os outros músicos, que mais parece o contra ataque objetivo e veloz de um time muito entrosado ao campo adversário. O disco fecha com Littel Girl, um slow blues de sete minutos onde, mais uma vez, todos brilham.
Entrevista exclusiva para o Mannish Blog com Willie "Big Eyes" Smith falando sobre Muddy Waters pode ser lida em:
http://mannishblog.blogspot.com/2010/01/muddy-waters-era-como-um-pai-para-mim.html

Playlist

1 - Mannish Boy
2 - Bus Driver
3 - I Want To Be Loved
4 - Jealous Hearted Man
5 - I Can't Be Satisfied
6 - The Blues Had a Baby And They Named It Rock And Roll
7 - Deep Down In Florida
8 - Crosseyed Cat
9 - Little Girl

Nenhum comentário:

Postar um comentário