quarta-feira, 12 de maio de 2021

Morre aos 88 anos Bob Koester, criador da Delmak Records

 

Bob Koester - foto Tony Armour

Morreu hoje aos 88 anos Bob Koester, um dos grandes entusiastas pelo blues e o jazz de Chicago. Koester foi o fundador da loja de discos Jazz Record Mart e de um dos selos mais importantes do blues, Delmark Records.
Além de uma das lojas mais abastecidas da cidade, a Jazz Record Mart foi por décadas ponto de encontro de vários artistas e muitas carreiras iniciaram ali, pois havia um mural onde contratantes e artistas colavam seus recados e acertavam gravações e shows.
Em entrevista ao Chicago Sun Times o fundador da Alligator Records, Bluce Iglauer, declarou que Koester foi "o padrinho espiritual” de toda uma geração de empreendedores e que  colocou a música à frente do dinheiro.
“Bob merece o crédito pela popularidade do blues na América hoje, muito mais crédito do que ele jamais recebeu”, disse Iglauer. Completando que, sem ele, a Alligator não teria existido e tmbém a Living Blues Magazine porque foi o grupo que frequentava a Record Mart que começou a publicação. E provavelmente a Flying Fish - outra gravadora de Chicago - não teria acontecido porque seu fundador, Bruce Kaplan também fazia parte desse pessoal. 
Koester dirigiu a Jazz Record Mart por décadas em vários locais do centro de Chicago, chamando-a de "A Maior Loja Especializada de Jazz e Blues do Mundo". Ele disse que o aluguel alto contribuiu para sua decisão de fechar o estabelecimento em 2016, quando a loja ficava em 29 W. Illinois St.
No mesmo ano, ele abriu Bob’s Blues & Jazz Mart que hospedou concertos ao vivo e uma celebração de seu 87º aniversário no ano passado.
Após sofrer um derrame em 2018 e após 65 anos à frente do Delmark Records, Koester vendeu o selo para o casal Julia Miller e Elbio Barilari que prometem dar continuidade ao trabalho do fundador.
Exclusivo para o Mannish Blog Julia escreveu: “Bob Koester  era um defensor dedicado do blues e jazz. Ele ajudou a manter os gêneros vivos e a tornar as gravações acessíveis. Os artistas de blues de Delmark há muito são a base da cena de blues de Chicago e continuarão levar o blues de Chicago para o mundo! A Delmark disponibilizou quase todo o seu catálogo digitalmente - quase 12.000 canções - e continuará a gravar e lançar blues, jazz e música criativa improvisada nos próximos anos”.

Bob Koester ladeado por Julia Miller e Elbio Barilari 

 Delmark Records – é um dos selos de blues e jazz mais antigos dos Estados Unidos, inicialmente por Bob Koester em 1953 em St Louis sob o nome Delmar. Só recebeu o nome Delmark quando Bob levou seu selo definitivamente pra Chicago.Ao longo de sua história, Delmark Records gravou artistas importantes do jazz, Sun Ra, Sonny Stitt, Wynton Kelly, Curtis Fuller, Roscoe Mitchell e muitos outros. Grandes nomes do blues também passaram pela Delmark, entre eles, Junior Wells, Little Walter, T-bone Walker, Big Joe Williams, JB Hutto, Robert  Nighthawk, Luther Allison, Magic Sam, Jimmy Dawkins,  Sleepy John Estes, Arthur Crudup, Otis Rush, Roosevelt  Sykes, Carey & Lurrie Bell, Eddie C. Campbell, Big Time Sarah, Eddie Clearwater. Atualmente abriga Dave Specter, Steve Freund, Linsey Alexander, Tail Dragger, Studebaker John, Billy Flynn and Jimmy Burns. E todos os sábados o guitarrista Jimmy Johnson se apresenta online para deleite dos internaltas. Johnson é uma das lendas vivas do blues ainda na ativa aos 92 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário