sexta-feira, 8 de junho de 2012

Diário de Rio das Ostras – 2° dia – Como Kenny Barron roubou o show da máfia do blues de Nova Iorque

Kenny Barron sob chuva no Palco Costazul - 07/06/2012


Texto: Eugênio Martins Júnior
Fotos: Cezar Fernandes e Eugênio

Na quinta-feira é que o festival começa de verdade. Com shows de manhã, tarde e noite. Por conta dos compromissos assumidos, perdi a primeira atração do dia, Gabriel Leite, no Palco São Pedro. Paciência. Em um evento como esse o segredo é escolher o que não ver. Em compensação fiz duas entrevistas exclusivas com Celso Blues Boy e Romero Lubambo.
A chuva chegou de leve a Rio das Ostras, pouco antes de Celso Blues Boy entrar às 14 horas no palco da Lagoa do Iriry. O guitarrista fez o mesmo set do dia anterior, surtindo o mesmo efeito: empatia total com o público. As duas gigs de Celso provaram que ele ainda tem moral com o público, que conhece e canta todas as suas letras. Por duas vezes o cara subiu ao palco ganhando de um a zero. Ao final da apresentação, filas para autógrafos, muitas fotos e histeria na platéia. Celso é um verdadeiro rockstar.
O show com Mike Stern e Romero Lubambo Project começou às 17h cravadas. Um duelo de gigantes. Dois virtuoses e amigos em cima de um mesmo palco. Free jazz total com o repertório calcado basicamente nos temas de Stern e um som potentíssimo. Mike usa uma Fender Telecaster plugada em dois amplificadores Twin Rverb em linha. Romero não fica atrás, também usa sua Fender Stratocaster em dois Twins Reverbs. Uma pancadaria só.
O palco da praia de Tartaruga é um espetáculo à parte. Pedras dentro do mar, palco contra o por do sol, vento batendo na cara. Tudo lindo. A única coisa que poderia estragar era água vinda do alto. E ela veio, molhando as notas e ventando frio, mas o publico não arredou o pé.
De volta ao hotel para banho e refeição, aproveitei para marcar para o dia seguinte uma entrevista com o gaitista Maurício Einhorn. Aqui é assim, tem de ficar cercando músico nos corredores do hotel pra pegar o cara.
A parte noturna do festival começou com o grupo Plataforma C que interpreta temas da música brasileira como Vera Cruz de Milton Nascimento, Berimbau de Baden Powel e... Ponteio, que será eleita o tema do festival. Brincadeira.
A coisa ficou séria com Maurício Einhorn, veterano gaitista que acaba de completar 80 anos. Uma referência mundial no instrumento. Seu show foi uma verdadeira aula de história e bom gosto musical. Entre os temas apresentados, Alvorada, Sarro, Jóia, Batida Diferente, todas de sua autoria. Além de Autumn Leaves e Take the A Train, essa última, tema clássico de Duke Ellington e cuja introdução Maurício fez com que sua gaita soasse como um trem saindo de uma estação imaginária na praia de Costazul. Muito bonito.
Kenny Barron é o que se pode chamar de jazz straight ahead, em uma tradução livre, quebradeira total. Para quem gosta - e eu gosto muito – foi de lavar a alma. Sem essas frescuradas de baladas com arranjos esquisitos ou instrumentos eletrônicos, só piano, bateria, baixo acústico e trompete. O destaque vai para o baterista Jonathan Blake. Solos de bateria geralmente são chatos, mas Blake domina seu kit básico de jazz. Seu solo esquentou a temperatura da gig e deixou o próximo baterista em maus lençóis.
Michael Hill e a New York Blues Mob entraram em cena faltando cinco minutos para uma da madrugada. Desfilou temas de alguns de seus melhores CDs, entre eles, New York State of Blues, Woman Make the World Go ‘Round e o reggae Grandmother’s Blues. Hill é veterano nesse festival. Tocou em 2007, quando ganhou até um show extra por ter feito apresentações incendiárias e com mais de duas horas naquela edição. E foi aí que se escondeu o perigo. Talvez por querer agradar demais ou para segurar a platéia na noite fria e chuvosa, o guitarrista de New York enveredou para versões de músicas conhecidas de Bob Marley, Chuck Berry, The Doors e outros, transformando a apresentação em um bailão. Totalmente desnecessário. O show passou das três horas da manhã, mas poderia ter sido mais blues.

Detalhe da guitarra de celso Blues Boy - Rio das Ostras 07/062012

Maurício Einhorn em costazul - 07/06/2012

Michael Hill em Costazul - 0706/2012

Mike Stern em Tartaruga - 07/06 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário