terça-feira, 13 de julho de 2010

A Gênese do Rock and Roll

Big Joe Turner: too Fat, too ugly, too black to be a rock and roll star
-->
Bill Haley, Elvis Presley, Little Richard e Chuck Berry. Milhões de roqueiros que comemoram em 13 de julho o Dia Mundial do Rock insistem em dizer que a gênese do rock na década de 50 passa por esses nomes. Não estão totalmente errados, mas poucos lembram dos nomes de Big Joe Turner , T. Bone Walker ou Bo Diddley.
Joseph Vernon Turner Jr foi compositor de Shake, Rattle & Roll, um dos primeiros hinos do gênero, gravado por Elvis e Bill Haley and His Comets, somente algum tempo depois da gravação original.
Poderia ter sido diferente se a indústria fonográfica norte-americana não fosse tão racista a ponto de classificar as gravações dos artistas negros como "race records" limitando-as aos guetos.
As gravadoras e os produtores estavam aprendendo a ganhar dinheiro. O boom tecnológico nos Estados Unidos na década 50 permitiu que as casas suburbanas fossem equipadas com milhares de toca-discos e isso foi bom para a indústria e para os artistas brancos.
Turner compôs e gravou outros clássicos: Chains of Love, Sweet Sixteen, Honey Hush e TV Mama, esta última com Fats Domino - outro injustiçado - ao piano.
Dominou as paradas de sucesso com sucessos - negros - consecutivos, entre eles, Don't' You Cry, Chill is On, Well All Right, Flip, Flop and Fly, Hide and Seek, The Chicken and the Hawk e muito mais. Você conhece algum desses temas? Então! 
-->A verdade é que, além de preto, ele era muito velho para ser apresentado como a revelação de um novo gênero. Sua música só era ouvida por especialistas e pelos negros que compravam as gravações race records e nunca pelos adolescentes ou pelos "formadores de opinião" da América branca.
Big Joe Turner produziu até o fim da vida, em 1985. Seu último álbum foi Blue Train com as participações de DR John e Roonfull of Blues. Por ironia, foi indicado ao Rock'n'Roll Hall of Fame, em 1987.

 
 T Bone Walker, o rei das firulas

T. Bone Walker foi um dos primeiros músicos de blues a explorar a eletricidade da guitarra usando os controles do instrumento para "esticar" as notas e suas excentricidades no palco inspiraram. Jimi Hendrix. Aaron Thibeaux Walker tocava com a guitarra nas costas, com os dentes e fazia passos de danças esquisitos. Tudo isso com um indefectível terno branco.
Dono de um toque refinado e sutil, quando queria, T Bone é considerado um dos principais representantes do blues West Coast ou Jump Blues como ficou conhecido seu estilo muitas décadas depois. Também foi compositor de diversos clássicos do gênero, como Stormy Monday, T Bone Shuffle, Mean Old World, I Got Blues e tantos outros.


-->
 Bo Diddley, o primeiro selvagem
Ellas McDaniel também era outro selvagem. Foi o criador de uma batida tribal extremamente marcante para a época. Essa batida pode ser ouvida em Who Do You Love e Pretty Thing, dois de seus principais temas e em alguns outros. Foi responsável por clássicos do quilate de Before You Acuse Me, Road Runner, You Can't Judge a Book By the Cover.
Diddley fez inúmeras apresentações no Brasil. Assisiti Chuck Berry, Little Richard, Ray Charles B.B. King, Albert Collins, Buddy Guy e James Brown, mas nunca vi Bo Diddley, nem vou ver. O velho Bo morreu em 2 de junho de 2008.
É notório que o rock'n'roll é uma derivação do blues, mas esses artistas podem ser considerados o elo perdido entre os dois gêneros. Portanto, no dia 13, passe na loja, egue qualquer CD desses músicos seminais e toque bem alto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário