sábado, 15 de dezembro de 2012

A casa de shows Via Funchal fecha as portas



A Via Funchal, uma das mais importantes casas de shows do Brasil vai fechar suas portas amanhã de maneira melancólica. A última apresentação musical que aconteceria hoje, dia 15 de dezembro, com a cantora Norah Jones, foi cancelada devido a morte de seu pai, o músico indiano Ravi Shankar. Ela já estava no Brasil quando recebeu a notícia da morte.
Por ironia, a casa que tem 14 anos e abrigou mais de 1.500 shows, terá como última atividade um evento de luta, o Fair Fight.
No início de 2013, o lugar de 15 mil metros quadrados de área construída na Vila Olímpia, será demolido para a construção de um empreendimento imobiliário.
"Tudo na vida é um ciclo, e o do Via Funchal acabou", diz Jorge Maluf, sem revelar o valor que irá receber pela venda. O ex. dono da casa afirma que estará no ramo de produção de shows, mas também não conta qual será o primeiro artista que vai tentar contratar após o fechamento do lugar. "Vou pensar nisso depois. Primeiro, vou tirar uns três meses de férias."
Com o fim da Via Funchal, outras casas como Espaço das Américas, Via Marquês e A Seringueira, brigam agora pelas atrações nacionais e principalmente internacionais que normalmente seriam reservadas à casa.
"Acredito que o fechamento do Via Funchal não afetará muito o mercado em 2013, pois há novas casas surgindo", diz Carlos Konrath, diretor da Opus Promoções, que levaria a Porto Alegre, na quarta, o show que Norah Jones faria neste sábado em São Paulo, no Via.
Gladston Tedesco, sócio do Tom Brasil, grupo que é proprietário do concorrente HSBC Brasil, lembra também do fechamento do Citibank Hall, no início de 2012: "Lamentamos profundamente o fechamento de casas como o Via Funchal e Citibank Hall. Equipamentos culturais como estes têm vida própria, independem do dono e são importantes para o desenvolvimento das cidades e das pessoas."
Jorge Maluf abriu o Via Funchal em sociedade com o irmão Cássio em setembro de 1998. O primeiro espetáculo foi uma apresentação do Ballet de Tóquio. Nestes 14 anos, artistas estrangeiros de todas as épocas e gêneros, entre eles, Chuck Berry, ZZ Top, Jeff Beck, BB King, Buddy Guy, Queen, R.E.M., Joe Cocker, Bob Dylan e tantos outros se apresentaram na casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário