quarta-feira, 20 de julho de 2022

Santos Jazz Festival completa 10 anos

 

Jefferson Gonçalves e Duo Bittencourt

Após dois anos sendo realizado online o Santos Jazz Festival comemora seus 10 anos de vida de forma presencial, entre os dias 28 e 31 de julho, nos Arcos do Valongo.
Para quem não conhece o local, as estruturas são montadas em um espaço ao ar livre, na área portuária de Santos, onde antes funcionava um galpão que por algum tempo esteve desativado e hoje é usado principalmente para fins culturais.
Além do local que realça a histórica relação entre o porto e a cidade, o festival, que continua gratuito, realiza outras apresentações e oficinas no entorno do Centro Histórico.
A abertura será no Sesc Santos com os shows do Coletivo Querô – Homenagem aos 20 Anos do Instituto Arte no Dique e depois Izzy Gordon & Banda com participação especial da cantora Ana Cañas. Os ingressos serão distribuídos a partir das 10h no dia da apresentação na bilheteria do Sesc, na rua Conselheiro Ribas, 139. 
No campo do Jazz, os destaques serão os shows do grupo Electric Miles e Jefferson Gonçalves e Duo Bittencourt.
Electric Miles recria a obra de um dos maiores músicos de jazz de todos os tempos, muito influenciada pelo blues do sul dos Estados Unidos, mas que soube inovar como poucos a música de seu tempo.
Esse “tributo” dedica-se à fase elétrica de sua trajetória, a partir do final dos anos 60 até sua morte, em 1991. E também aos desdobramentos dela, com temas de Weather Report, Mahavishnu Orquestra e Return To Forever.
O agrupamento desses jovens jazzistas de São Paulo foi aconteceu quando o baixista Stefano Moliner e o produtor Eugênio Martins Jr juntaram forças e interesses comuns. São eles, Felipe Aires (trompete), Igor Boulos (guitarra), Thomaz Souza (saxofone), Saulo Martins (piano), Ivan Lopes (bateria) e o próprio Stefano Moliner (baixo).
Jefferson Gonçalves somou a qualidade de suas gaitas às percussões e à guitarra híbrida dos irmãos Júlio e Luciano Bittencourt
O tempero especial fica por conta da guitarra híbrida, instrumento desenvolvido pelo músico norte-americano Charlie Hunter, com sete cordas (três de contrabaixo e quatro de guitarra). Com essa formação, única no Brasil, o trio faz um som cheio de personalidade e muito groove. 
Para o novo show, os músicos reinterpretam composições de Jefferson, que, além de grande instrumentista, é compositor de mão cheia. Seus temas instrumentais levam os ouvintes a viagens musicais nas quais as esquinas do Nordeste brasileiro, sopradas pelos foles de Gonzagão e de Dominguinhos e os pifes dos Irmãos Aniceto, se cruzam com as do Mississippi profundo, dedilhadas nas cordas de aço de Muddy Waters e agora com a sonoridade incomum da guitarra híbrida. No repertório: músicas autorais repletas de groove, melodias e ritmos, ingredientes perfeitos para um show alto-astral, contagiante e porque não, dançante.

O Santos Jazz festival é o maior festival de jazz gratuito de música da Baixada Santista, traz uma média de 20 shows por edição, com line-up que valoriza e homenageia os artistas locais e nacionais.
O festival também dialoga com as artes plásticas, dança, audiovisual e com os empreendedores criativos trazendo mais experiências ao público. Esse ano haverá espaço kids, espaço gastronômico, bar e bazar criativo.
No pilar social, os organizadores contratam mão de obra local (designers, comunicação, produtores, fornecedores, etc..) gerando trabalho e renda. 
O palco do SJF também é aberto aos projetos sociais musicais da região, como o projeto Guri, Banda Querô, Banda do Lar das Moças Cegas, entre outros. Na edição de 2019, foi criada a Big Band LMC, composta por portadores de deficiência visual, do Lar das Moças Cegas, projeto temporariamente parado em função da pandemia, devendo ser retomado em 2023.


Confira a programação:

Abertura - 28 de Julho (quinta-feira) – SESC SANTOS – 20 horas

Dia 29/07 (sexta-feira) – ARCOS DO VALONGO
18h: VDJ Santos Jazz
19h: Elza Eterna! -  Quizumba Latina & Gab Veneziani
20h30: Eletric Miles Sexteto – tributo a Miles Davis
22h: Samblues – João Suplicy & Banda 
23h30: Francisco, El Hombre  em tributo a Carlos Santana 

Dia 30/07 (sábado) - ARCOS DO VALONGO
13h: VDJ Santos Jazz
14h: JAM Escola de Música Blackbird – Alunos e Professores
15h30: Kika Willcox & Banda – Jazz & Soul
17h: Wylmar Santos & Banda – Show  “AfroLatino”
18h30: Conde Favela Sexteto
20h: Parabéns, Tânia! - Projeto Tânia Maria
22h: Mental Abstrato & Lou Piensa (França) - Jazz & Hip-hop 
23h30: Tulipa Ruiz & Banda Pipoco das Galáxias 
1h: Baile Afrika Jazz - Dj Mamuth convida DJ AfreeKassia – parceria com o produtor Orlando Rodrigues do Movimento Hip Hop de Santos 

Dia 31/07 (domingo)- ARCOS DO VALONGO
13h: VDJ Santos Jazz
14h30: Orquestra de Metais e Percussão de Cubatão & Rafaella Laranja –                                              Show “Elis”  
16h: Mauro Hector toca Hendrix
17h30: Jefferson Gonçalves & Duo Bittencourt
19h: Filhos da Bahia in Jazz com os filhos dos cantores Saulo Fernandes (João Lucas),  Reinaldinho do Terra Samba (Zaia) e Carlinhos Brown (Miguel Freitas)  
Oficina-show para Crianças

Dia 28\07(quinta-feira) – 15 horas - Creche da Tia Egle – Zona Noroeste
“O Homem Sonoro” – Zero Beto (Arte Educador)

Dia 29\07 (sexta-feira) – 15 horas - Instituto Arte no Dique – Zona Noroeste
“O Homem Sonoro” – Zero Beto (Arte Educador)
Oficinas Teatro Guarany - (Músicos e Estudantes)*
Dia 31\07 – Domingo

13h30 – Oficina de Harmonia e Improvisação - Luciano Bittencourt (para guitarristas, baixistas e violonistas)
14h30 – Oficina de Gaita – Jefferson Gonçalves 
* Obs: Inscrições para as oficinas no site www.santosjazzfestival.com.br
Todos os shows e oficinas do festival são de graça e livres para todos os públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário